Movimentos que devem gerar mais impacto em 2025 e as implicações para as empresas
Todos os anos, a Euromonitor International identifica tendências em movimento que devem ganhar força no ano à frente. Aqui você confere alguns dos insights que fornecem uma visão geral das tendências que devem gerar mais impacto em 2025 e as implicações para as empresas.
Desbloqueando as principais tendências globais de consumo para moldar as estratégias de inovação

LONGEVIDADE
Os consumidores estão em sua jornada de longevidade com o objetivo de viver com mais saúde por mais tempo. Eles estão realizando mudanças comportamentais agora para a melhoria de seu futuro. Os consumidores querem soluções preventivas e produtos que visem preocupações específicas. As marcas podem atender a essa demanda com inovações que apoiam o bem-estar ideal em todas as fases da vida.
Players de tecnologia e marcas de consumo prestado atenção a esta tendência:
-
Bayer AG e Samsung unem forças para estudar distúrbios do sono durante a menopausa

3 táticas para este nicho:
- Desenvolver produtos de autocuidado direcionados e soluções personalizadas para atender a preocupações específicas da fase da vida ou necessidades não atendidas.
- Use evidências científicas ou resultados comprovados em materiais de marketing para destacar como formulações, dispositivos ou designs apoiam a longevidade.
- Faça parcerias com empresas de tecnologia ou de diagnóstico para oferecer avaliações de saúde personalizadas e soluções de rastreamento em tempo real.
COMPRAS MAIS SÁBIAS
As pessoas avaliam o valor das suas compras em relação às suas prioridades, tanto em termos de necessidades atuais, quanto de demandas futuras. Os consumidores agora abordam as compras com uma mentalidade estratégica, esperando valor agregado como padrão. As marcas devem responder com soluções que transmitam benefícios claros e incentivos tangíveis e úteis para permanecerem relevantes para o seu público-alvo.
Campanhas envolventes ou recursos educacionais que complementam as ofertas principais, juntamente com uma comunicação clara sobre como os produtos abordam os desafios do consumidor são essenciais:



3 táticas para este nicho:
- Desenvolva campanhas para segmentos do seu público para transmitir benefícios relevantes e específicos.
- Conecte as prioridades do seu público-alvo à sua proposta de valor para demonstrar o valor agregado confiável dos seus produtos ou serviços.
- Ofereça incentivos de curto e longo prazo que complementem sua oferta, mas também sejam úteis para seus clientes para gerar fidelidade.
ECOLÓGICO

Embora os gastos em alternativas sustentáveis continuem a ser uma decisão consciente baseada em valores, os consumidores também prestam muita atenção aos principais benefícios que esses produtos proporcionam. As marcas precisam fornecer evidências tangíveis para as afirmações de sustentabilidade e alinhá-las corretamente com os produtos apropriados para o público-alvo para convencer os consumidores a escolher opções ecológicas.
As marcas precisam identificar os atributos de sustentabilidade que estão ganhando impulso em suas categorias e ser estratégicas ao selecionar as alegações:



3 táticas para este nicho:
- Use alegações de sustentabilidade que enfatizem a proposta de valor do seu produto; conecte esses recursos aos motivadores de compra
como eficácia, qualidade ou segurança
- Concentre os esforços de desenvolvimento de produtos em atributos com forte crescimento em sua categoria e mercado
- Incorpore a sustentabilidade em produtos ou serviços que sejam familiares ao seu público-alvo para facilitar a identificação
FOCO NO FILTRO
Os consumidores querem gastar menos tempo examinando uma superabundância de opções para encontrar exatamente o que eles precisam. As marcas estão numa corrida pela atenção do consumidor, então a comunicação clara e as experiências de usuário otimizadas devem ser prioridades estratégicas para se destacar em um mercado lotado.
- 67% dos consumidores buscaram maneiras de simplificar suas vidas
- 52% dos consumidores disseram que a facilidade de uso foi o motivo pelo qual eles usaram uma carteira digital no ano passado
- 28% dos consumidores buscaram produtos com rótulos fáceis de entender
As empresas devem aproveitar ferramentas digitais para analisar dados de clientes para permitir melhor personalização, melhorar a funcionalidade de pesquisa e otimizar opções de filtragem em lojas de comércio eletrônico:



3 táticas para este nicho:
- Use mensagens claras, transparentes e relacionáveis para comunicar os benefícios exclusivos de seus produtos e serviços.
- Personalize pontos de contato ou interações sempre que possível para fornecer informações relevantes e promover relacionamentos significativos com os clientes.
- Otimize a experiência do usuário para agilizar a descoberta de produtos e remover o atrito da jornada de compras com as integrações tecnológicas certas.
IA AMBIVALENTE: INTELIGÊNCIA IMPERFEITA
Nos últimos anos, a IA generativa foi muito celebrada, com expectativas elevadas. Como realidade, o desdobramento são consumidores que começaram a reconhecer as limitações atuais desta tecnologia. Enquanto as integrações e os avanços não estão desacelerando, as empresas devem ser transparentes e ter propósito ao utilizar a IA generativa para manter a confiança.
As marcas devem, no entanto, ser cautelosas sobre confiar demais na IA. Enquanto os chatbots podem lidar eficientemente com as consultas dos clientes e atuar como um primeiro ponto de contato, as interações humanas continuam essenciais:



3 táticas para este nicho:
- Seja transparente sobre o uso de IA generativa em todos os canais e conteúdos.
- Analise o sentimento do consumidor para informar decisões sobre integrações ou aplicativos.
- Avalie quais pontos de contato poderiam alavancar essa tecnologia versus expertise humana; encontre o equilíbrio
Para seguir acompanhando as novidades, esteja sempre conectado ao @EPGRUPO