A força está com os kidults: legado de Star Wars atrai consumidores nostálgicos e movimenta R$13,5 milhões

Franquia cresce no mercado brasileiro com o entusiasmo de adultos que transformam lembranças em consumo cultural

A força está com os fãs brasileiros de Star Wars, especialmente os adultos apaixonados por nostalgia, colecionismo e universos geek. Às vésperas do Star Wars Day (4 de maio), data celebrada mundialmente com o trocadilho “May the Fourth be with you”, o mercado de brinquedos licenciados da saga mostra que o legado iniciado em 1977 continua vivo nas prateleiras e no coração dos consumidores.

Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, a licença Star Wars movimentou R$13,5 milhões no Brasil em 2024, registrando um crescimento de 4% em unidades vendidas em relação ao ano anterior. Foram 92 mil unidades comercializadas. A força que impulsiona esse desempenho? Os Kidults.

Adultos que cresceram com os filmes originais e hoje consomem brinquedos com forte apelo emocional e estético, representam uma fatia cada vez mais relevante do mercado. Itens voltados ao público Kidult cresceram 6% em 2024, consolidando sua importância estratégica para o licenciamento da marca. Um dos destaques foi a categoria de blocos de montar, com aumento de 8% no faturamento, puxado especialmente pelos Blocos de Montar Standard, ícones de desejo entre os colecionadores mais exigentes.

“O que vemos é um envolvimento profundo e duradouro com a franquia Star Wars. Mesmo quase cinco décadas após o lançamento do primeiro filme e cinco anos após o último episódio da trilogia sequel, A Ascensão Skywalker, o universo continua a se expandir com séries e novos conteúdos que mantêm viva a chama dos fãs”, explica Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana. “Produções como O MandalorianoObi-Wan KenobiAhsoka e Andor têm renovado o interesse por esse universo, aproximando diferentes gerações e mantendo a franquia relevante no mercado.”

O fenômeno não se limita a uma região. Embora 48% das vendas estejam concentradas no Sudeste, o maior crescimento vem do Sul do Brasil, com alta de 11% no faturamento, na comparação com 2023. Já em relação aos canais de venda, o canal especializado ainda domina, com 59% do volume, mas o varejo generalista foi o que mais impulsionou o crescimento da licença, com aumento de 6% no faturamento.

Entre os produtos que mais se destacaram estão as figuras de ação Star Wars Olympus 24cm Assortment, da Hasbro, líder em volume de vendas, e o icônico calhambeque de Han Solo — a nave Millennium Falcon da LEGO — que liderou em geração de receita. Uma prova concreta de que o mix entre nostalgia e inovação segue conquistando fãs de todas as gerações nessa galáxia muito, muito distante.

Com um preço médio de R$179 por item (uma leve queda de 3% em relação a 2023), Star Wars se consolida como uma marca que combina valor, conexão emocional e poder de reinvenção. Um verdadeiro império de fãs intergeracionais transforma brinquedos em artefatos de memória e celebração. Para o varejo, os dados da Circana, reforçam um retrato valioso sobre como a nostalgia e a cultura pop continuam sendo forças motrizes no crescimento de categorias estratégicas como brinquedos licenciados.