[Internacional]
Trinta por cento dos participantes eram do varejo
A Licensing Expo, o principal evento dedicado ao licenciamento, extensão de IP e colaborações de marcas, organizado pelo Global Licensing Group da Informa Markets e patrocinado pela Licensing International, reuniu mais de 12.000 profissionais registrados, incluindo os principais varejistas, licenciados e fabricantes, para se conectar com proprietários de marcas e agentes para discutir novos acordos que impulsionam produtos de consumo licenciados e colaborações de marcas nos próximos dois a cinco anos.
Anunciado recentemente no Estudo Global da Indústria de Licenciamento 2025 da Licensing International, as vendas mundiais de produtos e serviços licenciados totalizaram US369,6bilho~esmaisnoanopassado,acimadosUS 356,5 bilhões em 2023.
Com um histórico de mais de 10.000 convites para reuniões aceitos, o desenvolvimento de relacionamentos significativos continua sendo o foco principal da Licensing Expo. Recebendo 381 empresas expositoras, com 142 novas expositoras como Calm, emoji, FC Barcelona, Roblox e UFC, mais de 5.000 marcas estabelecidas e emergentes foram representadas de entretenimento, esportes, moda, alimentos e bebidas, brinquedos e arte e design. Proprietários de marcas, agentes de licenciamento, licenciados e prestadores de serviços que impulsionam os maiores nomes como Airstream, Coca-Cola, Crayola, Nintendo, NASCAR e LEGO, bem como os principais estúdios Warner Bros. Discovery, Paramount, Disney, Hasbro, NBCUniversal, Mattel e Netflix, se conectaram para negociar, ganhar e planejar novos acordos de parceria de IP durante toda a exposição, incluindo dois dias de apresentações de mídia e três dias de exibição. As aparições de convidados famosos variaram de Mike Tyson, Vanessa Hudgens, Young Dirty Bastard (YDB) e Lil Mr. E do Foo’s Gone Wild.
Os participantes internacionais representaram quase 30% do público da exposição, com compradores globais interessados em ter acesso antecipado aos novos lançamentos revelados no ponto de encontro global da indústria. Os expositores abrangiam 30 países, com oportunidades emergentes no Sul da Ásia, África, Europa Oriental e mercados da América Latina. A crescente presença de grandes varejistas de empresas como Amazon, Dick’s Sporting Goods, H&M, Inditex, Miniso, Pop Mart, Primark, Target e Walmart estava entre 2.000 lojas de comércio eletrônico, lojas especializadas e grandes lojas de departamento, alcançando marcas cobiçadas para adicionar às prateleiras das lojas nas próximas temporadas.
Um painel fascinante abordou as principais preocupações e desafios na navegação pelo ambiente tarifário global, com insights acionáveis, revisando estratégias desde soluções legais e implementação de cláusulas de proteção específicas, bem como abordagens equilibradas para considerações de remessa e armazenamento. Os especialistas Steven Heller (The Brand Liaison), Jed Ferdinand (Meister Seelig & Fein), Sam Hafif (Concept One Accessories) e Jay Foreman (Basic Fun!) comentaram sobre a importância da conexão presencial na Licensing Expo para negociar acordos importantes, manter-se atualizado sobre as necessidades de decisão em rápida mudança e manter os resultados financeiros.
“Você podia sentir o impulso alimentando a próxima geração de licenciamento em todo o salão”, diz Anna Clarke, vice-presidente sênior do Global Licensing Group, Informa Markets. “O número recorde de reuniões, conceitos inovadores inéditos buscando entrar no mercado, oportunidades únicas de categorias emergentes, showcases de líderes globais em todas as principais casas de estúdio de produção, bem como a presença de golias de marcas conhecidas em todo o mundo por fãs dedicados, prova a resiliência da comunidade de licenciamento. A mensagem era clara de que, ao navegarmos juntos no futuro da cadeia de suprimentos, o valor de se conectar pessoalmente no evento de negociação mais importante da indústria é insubstituível, promovendo conexões de qualidade com resultados de negócios revolucionários.”
“O cenário de licenciamento em 2025 está evoluindo com uma agilidade notável em resposta tanto às pressões econômicas quanto às mudanças nos comportamentos dos consumidores”, diz Amanda Cioletti, vice-presidente de conteúdo e estratégia do Global Licensing Group. “Na Licensing Expo, observamos como as marcas estão estrategicamente navegando pelos desafios tarifários, ao mesmo tempo em que capitalizam o ressurgimento de revivals de marcas nostálgicas que continuam a ressoar profundamente com os fãs. Um crescimento significativo no licenciamento de alimentos e bebidas marca um novo setor de força em colaborações cruzadas interessantes, enquanto as oportunidades na categoria de bem-estar estão emergindo de tendência para prioridade essencial do consumidor. Necessidade, conexão emocional e experiência do cliente serão os principais motivadores de decisão tanto para compradores quanto para fabricantes. Licenciadores e licenciados estão colaborando para criar engajamentos autênticos que transcendem as fronteiras tradicionais do produto, provando mais uma vez que nossa indústria prospera na criatividade, mesmo em meio às complexidades do mercado.”
Anúncios de marcas importantes incluíram a favorita da família na TV, Peppa Pig da Hasbro, dando as boas-vindas à adição da irmãzinha, Evie, ao seu elenco de personagens; a revelação do novo monster truck Grave Digger Stars & Stripe da Monster Jam; os planos da Disney para a produção de Toy Story 5, enquanto a franquia celebra seu 30º aniversário, bem como o primeiro link de varejo fora da plataforma da Roblox, o Approved Merchandiser Program (AMP), para compras oficiais de itens e acessórios de avatar; e, finalmente, o filme Skibidi Toilet anunciando o famoso Michael Bay para dirigir. Location-Based Entertainment, outro segmento de categoria crescente para licenciamento, também celebrou o lançamento do Epic Universe da Universal, abrindo ao público esta semana.
A indústria de licenciamento permanece incrivelmente resiliente e inovadora, constantemente encontrando novas maneiras de conectar marcas amadas com consumidores em pontos de contato cada vez mais diversos através da próxima fronteira transformadora para a extensão da marca. Da concepção à prova de conceito, da fabricação ao varejo e da expansão à proliferação entre categorias, a Licensing Expo continua sendo o principal destino para negociar os maiores e melhores acordos de marca pessoalmente e construir uma rede vitalícia de recursos e especialistas do setor para entregar os produtos que os consumidores conhecem e amam em todo o mundo hoje.
A Licensing Expo regressa de 19 a 21 de maio de 2026, no Mandalay Bay Convention Center. A Brand Licensing Europe acontecerá no Excel London, Reino Unido, de 7 a 9 de outubro de 2025.
Fonte: Licensing Global