Assistir não significa comprar
Pete Robinson, da KidsKnowBest, analisa como o SVOD pode converter espectadores em compradores.
Nós, da KidsKnowBest, perguntamos aos pais se pensar especificamente na visualização da Netflix já levou (ou levaria) a uma venda de brinquedos, roupas, aplicativos ou livros para nosso novo relatório sobre SVOD, que analisou a audiência de crianças na plataforma.
Embora seja difícil isolar o impacto da visualização de Peppa Pig ou Patrulha Canina na Netflix, a porcentagem de pais dispostos a gastar algum dinheiro para ter os programas favoritos de seus filhos ainda é pequena. Apenas 6% dos pais de crianças de 0 a 3 anos de idade compraram um brinquedo da Peppa Pig depois de visualizá-lo na Netflix. Quando você avalia um dos conteúdos originais do SVOD, como True e Rainbow Kingdom, menos de 1% das famílias com crianças de 0 a 7 anos de idade comprou um produto relacionado aos programas.
Então, a Netflix é capaz de vender produtos de consumo de suas próprias atrações? A resposta imediata é: não, por conta própria ainda não.
Há alguns dados promissores aqui. Perguntamos aos espectadores da Patrulha Canina (um dos programas mais assistidos na plataforma) quantos deles compraram um brinquedo relacionado ao programa e 38% dos entrevistados do Reino Unido disse sim. Vinte e sete por cento disseram ter comprado roupas relacionadas à Patrulha Canina, 24% compraram livros e 18% tinham jogado um game ou aplicativo relacionado à série. Porém, é importante notar que 35% dos espectadores assistiram ao programa em outra plataforma, além do Netflix.
Também será muito mais fácil para a Netflix tentar vender produtos relacionados ao IP mais novo. Para Stranger Things , que é muito mais popular com o grupo de 12 a 16 anos de idade, apenas 8% compraram um livro relacionado ao programa, 7% um item de vestuário, 6% um brinquedo e 5% um app ou jogo relacionado.
No final desta pesquisa, tenho quatro recomendações para a Netflix sobre como melhorar seus esforços de produtos de consumo no futuro:
1. A Netflix precisa oferecer suporte a um ecossistema que ajude os criadores de conteúdo a monetizar seu IP por meio de vendas de CP. Isso pode ser feito unindo forças com produtores individuais quando um programa atinge sua terceira ou quarta temporada na plataforma. Isso criará um ciclo de vida mais gratificante e mais longo para o público.
2. Continue olhando para o YouTube. É mutuamente benéfico para os criadores de conteúdo do YouTube que estão procurando novas maneiras de gerar receita e para o Netflix. Little Baby Bum demonstra fortes conversões de espectadores para fãs, e isso pode ser usado para vendas de produtos.
3. Concentre-se na co-visualização que incentiva os pais e filhos ou irmãos a assistir a shows juntos. Isso deve incluir refilmagens de IPs de patrimônio, shows com habilidades como cozinhar ou dançar, shows de piso brilhante e talvez um dia… esportes ao vivo ou eSports. Quanto mais a família inteira está envolvida e ama a marca, mais provável é que ela compre nela… Literalmente.
4. Apesar do crescimento de assinantes, os gastos da Netflix em conteúdo são enormes. Em algum momento, quando o crescimento dos assinantes for linear ou diminuir, novos fluxos de receita precisarão ser implementados. O público não gosta de publicidade, mas com moderação e curadoria inteligente, é eficaz e financeiramente compensador. O serviço também pode usar isso como uma oportunidade para começar a anunciar seus próprios produtos com parceiros de licenciamento.
Fonte: Kidscreen – 2/08/2019.