Fã do Cartoon Network é assim: reconhece a voz do personagem favorito logo de cara! E se for possível falar com ele, ouvindo a sua voz pelo telefone de verdade, a alegria vem em dobro. Foi pensando em toda essa emoção que o GRAACC e o Cartoon Network lançaram o projeto Helpline de Desenhos, que acaba de ganhar o Leão de Prata em Cannes, na categoria Promo & Activation. Criada pela Ogilvy Brasil, a ação permitiu que crianças com câncer vivessem a surpresa de atender a uma ligação telefônica dos personagens das séries mais amadas do canal, diretamente do hospital. O objetivo desta ideia foi levar mais alegria a eles, ajudando na humanização do tratamento contra a doença.
Cerca de 10 dubladores dos principais personagens do Cartoon Network participaram do Helpline de Desenhos. Telefones de verdade, porém com temas infantis, foram colocados na brinquedoteca e no pronto-atendimento do Hospital do GRAACC, que funciona na Vila Mariana, em São Paulo.
Sem imaginar quem estava do outro lado da linha, algumas crianças atenderam ao telefone que tocava. A surpresa veio ao perceber que quem estava do outro lado da linha era, por exemplo, o Ben 10, a Lindinha, a Docinho ou a Florzinha, de As Meninas Superpoderosas, ou o Finn e o Jake de Hora de Aventura. A conversa animou as crianças a enfrentarem o tratamento, mas acima de tudo buscou inspirá-las a terem mais alegria num dia a dia com tantas dificuldades que o tratamento contra o câncer infantil impõe. Toda a conversa foi antecipadamente orientada pelo Dr. Antônio Sérgio Petrilli, que ajudou a fundar o GRAACC, em 1981.
“A missão do GRAACC é promover a cura de crianças com câncer com qualidade de vida. Trabalhamos para garantir um tratamento de qualidade, com os mais avançados padrões científicos, mas também investimos na humanização do atendimento hospitalar”, explica Sérgio Petrilli, superintendente médico do GRAACC, que reforça os benefícios psicológicos do projeto: “Essas ações fazem bem para a autoestima do paciente, que aceita melhor o tratamento. A iniciativa Helpline de Desenhos teve um impacto muito positivo. Ao falar com seu personagem favorito, a criança entrou no mundo de sua fantasia, se divertiu e se distraiu. Esse momento de felicidade ajuda a amenizar a dura realidade enfrentada pelos pacientes e familiares ao longo da jornada de cura”.
A diretora de conteúdo do Cartoon Network Brasil também falou da alegria de participar do projeto. “Todos os dias nós sentimos na pele a força e o impacto que os personagens do Cartoon Network têm com as crianças, e ver que eles podem realmente ajudá-las em um momento tão delicado é muito emocionante”, comenta Daniela.
Esta já é a segunda campanha realizada em parceria entre Ogilvy, GRAACC e Cartoon Network. A primeira foi a Bald Cartoons, que já conquistou este ano ouro e prata em diversas categorias.
FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Campanha: Helpline de Desenhos
Cliente: Graacc
Parceiro: Cartoon Network (Turner International)
CEO Ogilvy & Mather: Fernando Musa
VP nacional de criação: Aricio Fortes
Diretor de criação executivo: Paulo Coelho
Diretor de criação: Gonzalo Ricca
Diretor de arte: Bruno Montoro e João Alexandre
Redator: Renato Barreto
Atendimento: Daniela Glicenstajn Elkis, Vitoria Bina e Amanda Limberte
Planejamento: João Vicente
Mídia: Daniella Gallo e Betania Aragão
RTV: Rafael Rosi, Cecilia Taioli e Lais Pereira
Motion: Tulio Inque e Gian Cagni
Montador: Deydson Rocha
Produtora: Rebolucion
Diretor de cena: Nicolas Nubile
Produtores: Ciro Cesar Silva, Patricio Alvarez Casado e equipe Rebolucion
Diretor de fotografia: Tiago Tambelli
Produção e pós-produção: Alex Missaka , Jessica Marques e Rodrigo Parente
Pós-produção: Atomo VFX
Atendimento: Mariana Fiordelice e Mariana Khuri
Produtora de som/trilha e criação da trilha: Loud
Atendimento: Ludmila Stempniewski
Aprovação do cliente: Amanda Kartanas e Tammy Allersdorfer
Sobre o Cartoon Network – Marca multiplataforma que engloba o canal de TV por assinatura Cartoon Network, com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System, Inc., e diversos outros meios, incluindo TV, internet, mobile, eventos e produtos licenciados. Proprietário do maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal conta com produções originais premiadas como Hora de Aventura, Apenas um Show, Ben 10, O incrível mundo de Gumball, e As Meninas Superpoderosas. O canal também vem desenvolvendo várias horas de conteúdo original local na América Latina, estreando títulos como a comédia live-action La CQ, uma coprodução com a Televisa International, e uma série animada com episódios inéditos da Turma da Mônica, produzidos no Brasil com a Mauricio de Sousa Produções. O Cartoon Network foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 57 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês. No Brasil, o Cartoon Network está disponível para mais de 16 milhões de pessoas nas operadoras NET (canal 104 e 604), Sky (canal 101 e 301), Claro HDTV (canal 100), Oi TV HD (canal 93), Vivo TV (canal 25 ou 321) e GVT (canal 21).
Sobre o GRAACC – Referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas instituições do País, o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%. O GRAACC tem um hospital próprio e realiza mais de 26 mil consultas, 1,5 mil procedimentos cirúrgicos e 16 mil sessões de quimioterapia anualmente. Com um orçamento de R$ 91 milhões anuais, atende em média 3 mil crianças e adolescentes por ano. Informações no www.graacc.org.br.
twitter.com/CartoonBrasil
Facebook : cartoonnetworkbrasil
Fonte: S2 Publicom.