Apreensões de brinquedos no Porto de Santos ultrapassam 60 toneladas em setembro
Receita Federal da Alfândega do Porto de Santos contabiliza mais de 60 toneladas de brinquedos irregulares.
Sem a certificação do INMETRO e com declarações por vezes enquadradas como fuga de classificação fiscal, a Receita Federal da Alfândega do Porto de Santos não tem dado trégua aos contrabandistas. De acordo com a ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, no dia 16 deste mês foram apreendidas 10 toneladas de pelúcias, enquadradas como fuga de classificação fiscal por serem classificadas pelo importador como chaveiros.
Dois dias depois, a Receita Federal apreendeu no Porto de Santos mais 23 toneladas de brinquedos sem a Certificação do INMETRO. E ontem, 22, também no Porto de Santos, a Receita Federal confiscou 10 toneladas de brinquedos igualmente sem a Certificação do INMETRO.
“O mês nem chegou ao final e já são mais de 60 toneladas de brinquedos impróprios apreendidos, isso mostra a necessidade de intensificarmos a fiscalização para coibir o contrabando, a evasão fiscal, a concorrência desleal e, principalmente, o risco para as crianças”, diz Synésio Costa, presidente da ABRINQ.