Os espectadores no TikTok registraram um fluxo médio de mais de 24 horas de conteúdo por mês no aplicativo, excedendo o tempo médio de exibição mensal do YouTube de 22 horas e 40 minutos, de acordo com o relatório. A lacuna crescente entre as duas plataformas é ainda maior no Reino Unido, onde os usuários do TikTok assistem quase 26 horas de vídeos curtos por mês, mas passam menos de 16 horas no YouTube.
Além de sua popularidade crescente durante a pandemia, a audiência do TikTok provavelmente foi impulsionada pela capacidade de transmissão ao vivo no aplicativo. App Annie se referiu ao livestreaming como “a nova fronteira para mídia social” e disse que, por meio de parcerias estratégicas com agências, “as emissoras são capazes de alavancar na plataforma, com potencial para ganhar até US $ 24.000 por mês”, contribuindo para o crescimento econômico do criador.
Embora o relatório destaque o rápido crescimento da popularidade do TikTok, ele considera apenas os dados de usuários do Android e não inclui fluxos da versão chinesa do app, Douyin, indicando que um estudo mais abrangente pode ter produzido resultados diferentes.
No geral, o YouTube ainda supera o TikTok em audiência graças à sua enorme base de usuários. A BBC estima que o YouTube tem cerca de dois bilhões de usuários mensais em todo o mundo, em comparação com os 700 milhões da TikTok em meados de 2020.