Atrasos na importação levam ao crescimento da produção na América Latina

[Internacional]

Em meio a aumentos acentuados nos custos de logística e atrasos contínuos no transporte, muitas empresas – principalmente no ramo de vestuário – estão aproximando o fornecimento dos mercados-alvo.

É uma tendência que começou bem antes da pandemia – a licenciada de vestuário universitário L2 Brands abriu uma fábrica de serigrafia em El Salvador em 2009 – mas que foi acelerada à medida que os atrasos no transporte da China para os portos da Costa Oeste se estendiam de semanas a meses. Como resultado, a L2 Brands está aumentando sua capacidade de serigrafia em sua fábrica em El Salvador, enquanto reserva sua fábrica de Hanover, PA para impressão digital, disse o CEO Peter Waldron.

E embora haja sinais de que o congestionamento nos principais portos dos EUA está diminuindo, muitas empresas de vestuário estão se movendo rapidamente para aumentar a produção na América Latina para reduzir sua dependência de fábricas na Ásia. A Gap planeja investir fortemente na produção latino-americana, e a Concept One está construindo uma nova fábrica no México para produzir chapéus para complementar a produção em Bangladesh, onde os atrasos nas remessas estão ocorrendo há oito semanas, disse Sam Hafif, CEO da Concept One.

“Estamos tendo problemas com o envio da Ásia”, disse Hafif. “Os varejistas estão nos pedindo uma entrega mais rápida e uma solução.”

De fato, as exportações de vestuário da América Latina devem aumentar 10% este ano, à medida que as marcas dos EUA aumentam os pedidos ao sul da fronteira para ajudar a aliviar os problemas da cadeia de suprimentos. Esse crescimento pode ser atenuado, no entanto, pela escassez de matérias-primas (como tecidos) necessárias para produzir o vestuário, disse Raul Garcia, que dirige o Fashion Outlet World Trade Center no México.

No México, as vendas de vestuário – incluindo malhas, camisetas, camisas polo, lingerie, roupas íntimas e meias – devem atingir US$ 7 bilhões este ano, disse Garcia. Isso seria um aumento de 6-8% em 2021. Entre os fabricantes dominantes no México estão a Delta Apparel, que licencia sua marca Salt Life e produz roupas sob ela, e a Toray Industries. Espera-se que a Guatemala tenha um aumento de 10% nas exportações para US$ 2 bilhões, disse Juan Sánchez, proprietário da empresa de vestuário Texsun.

Esse aumento no ‘nearshoring’ também ocorre quando fornecedores e varejistas lutam com excesso de estoque e “esperam que os atrasos continuem e os custos permaneçam altos” até o final do ano, disse o CEO da Capri Holdings, John Idol, aos investidores ao divulgar os resultados na terça-feira.

Embora o estoque da Capri – que inclui as marcas Jimmy Choo, Michael Kors, Supreme e Versace – tenha aumentado para US$ 1,26 bilhão no segundo trimestre, de US$ 760 milhões há um ano, ele “diminuirá sequencialmente” até o final do ano para ficar abaixo dos níveis de 2021, Idol disse. Por causa dos atrasos no envio, a Capri planejou um estoque maior e, como resultado, aumentou sua programação de design de vestuário em 90 dias e manteve o estoque por seis meses, em vez dos 90 dias mais comuns. A empresa espera ter os problemas da cadeia de suprimentos resolvidos até outubro.

Enquanto muitos fornecedores de vestuário estão considerando expandir a produção na América Latina, muitas outras empresas permanecem enraizadas em fábricas na China e em outras regiões asiáticas. A Boston America, que tem latas para suas marcas licenciadas produzidas na China (incluindo aquelas vendidas sob as marcas Golden Girls e Bob Ross, com o lançamento da Mulher Maravilha no outono), não tem planos de mudar a produção, disse o CEO Matthew Kavet.

“A China é o melhor lugar do mundo para fazer qualquer coisa porque já tem infraestrutura para produzir coisas”, disse Kavet. “Examinamos outros países [incluindo o Vietnã], mas para latas e displays de metal, outros países não estão preparados para entregá-los. Vamos apenas tentar ficar à frente dos desafios que a China apresenta.”

Fonte: Licensing International

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