Personagem do universo animado da Barbie relata algumas das situações pelas quais já passou como uma garota negra que mora nos Estados Unidos
A Barbie tem um canal no YouTube e nele tem abordado temas importantes e que estão em discussão na sociedade. Para além dos tutoriais de maquiagem e dicas de moda, a Barbie também faz vlogs sobre tópicos como saúde mental, feminismo e adaptação à nova rotina de quarentena. Agora, a boneca influencer convidou a amiga Nikki para uma conversa sobre racismo.
2020 tem sido um ano marcado por manifestações em todo o mundo pedindo igualdade racial, inspiradas especialmente pelo movimento Black Lives Matter. Dentro deste cenário, o vlog da Barbie ajuda a contextualizar o racismo através das experiências pessoais já vividas por Nikki, também uma personagem do universo animado da Barbie, e que relata algumas das situações pelas quais já passou como uma garota negra que mora nos Estados Unidos.
“Milhões de pessoas em todo o mundo estão se levantando para lutar contra o racismo e estão fazendo isso porque muitas vezes, e por muito tempo, as pessoas foram tratadas injustamente”, diz Barbie no vídeo postado na última quarta-feira, 07/10. Ela acrescenta que, embora esse assunto não seja fácil de falar, é necessário fazê-lo. “Eu, e tantos outros negros, temos que lidar com o racismo”, diz Nikki. “O tempo todo. É muito doloroso, e pode ser assustador e triste”.
As experiências relatadas por Nikki são muito familiares, como ser parada por seguranças, a incredulidade de uma professora de francês ao ver que ela sabe a língua, entre outras situações: “Normalmente, quando falo sobre essas coisas, as pessoas dão desculpas. As pessoas fazem essas coisas comigo porque eu sou negra, e fazem suposições erradas sobre mim”.
Barbie usa o que a amiga disse para resumir o que é o privilégio branco: “Eles não fazem essas suposições sobre pessoas brancas, como eu. Isso significa que os brancos têm uma vantagem que não merecem e os negros têm uma desvantagem que também não merecem.” Nikki ressalta que é importante que as pessoas se posicionem contra o racismo.
O vídeo se tornou um viral no Twitter e no TikTok, e a maioria das pessoas tem elogiado a iniciativa, especialmente por explicar um conceito tão delicado de uma forma muito didática para que todos possam entender. Muitos ressaltar, inclusive, que em nenhum momento a Barbie fala no lugar da Nikki.
O episódio foi co-escrito por Aydrea Walden, que também escreve para Disney Jr. e Nickelodeon.
Fonte: https://www.b9.com.br/