Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral/Licensing Internacional fala sobre sua trajetória, sobre o mercado de marcas e personagens e enfatiza a relevância do LicensingCon Latam. Confira!
MARICI, EM QUE CONTEXTO O MERCADO DE MARCAS E PERSONAGENS CRUZOU SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?
Sou muito próxima do mercado de brinquedos há mais de 30 anos. Quando fundei minha editora, hoje EP Grupo, um dos negócios era a Revista Espaço Brinquedo – publicação existente até hoje –, e, viajando para as feiras internacionais de brinquedos, fui acompanhando a dinâmica do mercado de licensing em outros países. Então, em
2008, lançamos a Revista Licensing Brasil, que aborda o setor no Brasil e no mundo há 17 anos. Sou apaixonada por esse mercado!
VOCÊ É PRESIDENTE DA ABRAL/LICENSING INTERNATIONAL HÁ 12 ANOS, CERTO? QUAL A FUNÇÃO DESTA ASSOCIAÇÃO?
Somos uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas,
entre outros segmentos, envolvidos direta ou indiretamente, com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada. Divulgar, defender e promover o desenvolvimento do licenciamento é o principal objetivo das diretorias que ao longo destes anos conduziram a Abral/Licensing International.
Desenvolvemos ferramentas e conteúdos para um modelo de gestão que fomenta o negócio no Brasil perante os mais diversos segmentos da economia nacional e, consequente mente, o fortalecimento do mercado nacional de licencia mento em médio prazo. Desde 2017, a Abral tem uma parceria com a Licensing International, organização americana com sede em mais de 15 países que atua no desenvolvimento do mercado de licenciamento, por meio da qualificação dos profissionais da área e da conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade empresarial em geral.
QUAL É O ATUAL CENÁRIO DO MERCADO DE MARCAS E PERSONAGENS NO BRASIL?
Apesar da instabilidade econômica vigente no País, o mercado de licensing cresce cerca de 5% ao ano aqui no Brasil. Os produtos, eventos e serviços licenciados têm como diferencial competitivo o apelo junto ao fã. E o consumidor brasileiro é muito fã! Não é à toa que o Brasil é o maior impulsionador da América Latina. A região faturou, em 2023, US$ 15 bilhões, sendo o Brasil responsável por US$ 6,9 bilhões.
QUAIS MOVIMENTOS AGRADAM O CONSUMIDOR BRASILEIRO?
Atualmente há dois em alta: os eventos de experiências e as colaborações. Os eventos englobam heróis, séries infantis, séries ondemand, esportes… e proporcionam vivências exclusivas aos fãs. As collabs são mais direcionadas aos jovens adultos e a nostalgia tem uma função importante nesta relação com o consumidor.
O BRASIL É SEDE DO MAIOR EVENTO DE MARCAS E PERSONAGENS DA AMÉRICA LATINA, CERTO?
Isso. O LicensingCon é um evento, realizado pelo EP Grupo, que reúne o setor latinoamericano. As principais propriedades mundiais estão à disposição de fabricantes, distribuidores e varejistas durante 2 dias de encontro. Por meio da área de exposição e de conteúdos no auditório, os visitantes têm acesso às novidades e às tendências para a
criação de suas estratégias de negócios.
PARA A EDIÇÃO DESTE ANO, O EVENTO VIROU LATAM NO NOME. O QUE ISSO SIGNIFICA EM TERMOS DE POSICIONAMENTO?
A expansão e o alcance internacional do LicensingCon nos últimos anos destaca sua relevância no cenário latino–americano − consolidando-se, assim, como um ponto de
referência para toda a região, abrangendo múltiplos mercados e culturas, e sinalizando seu compromisso com a integração e visibilidade global. Diante dessa evolução do encontro somos, agora, o LicensingCon Latam!
QUAIS FATOS COMPROVAM A RELEVÂNCIA DO LICENSINGCON LATAM?
A edição 2024 ocupou uma área de 3 mil m², 48 expositores, entre Warner Discovery, Hasbro, Mattel, Crunchyroll, Endemol, Universal, Sanrio… e recebeu mais de 2.500 visitantes. O resultado são as linhas de brinquedos, papelaria, vestuário, acessórios, alimentos, publicações, artigos de festas, entre tantos outros segmentos que, por meio de licenças, desenvolvem coleções exclusivas, transformando o desejo dos fãs em algo tangível! As conversas que resultam em negócios começam aqui.
A EDIÇÃO 2025 SERÁ REALIZADA QUANDO?
Nos dias 27 e 28 de agosto, na Vila dos Ipês, em São Paulo. Os espaços de exposição já estão praticamente fecha dos, bem como os conteúdos do auditório. Já pensou saber quais sentimentos comandarão os consumidores em 2027? Pois é, essa é nossa palestra de abertura com a WGSN!
POR QUE EMPRESAS INTERNACIONAIS DEVEM VISITAR O LICENSINGCON LATAM?
Toda a empresa que deseja realizar negócios com a América Latina terá oportunidades exclusivas de conversas e networking durante o evento. Não há nada mais estratégico do que estar perto do país mais representativo – do mercado de marcas e personagens, da região. Assim, poderá compreender os movimentos, as potencialidades e as oportunidades que abrangem os países latinoamericanos!
Saiba mais em: www.licensingcon.com.br