Com desfile na Casa de Criadores, coleção é composta por looks masculinos e femininos, sendo dez deles inspirados no personagem ícone da cultura pop
Primeira collab do Bob Esponja assinada por estilista brasileiro integra iniciativa mundial da Nickelodeon que celebra o coração de ouro do personagem
Coleção ‘BOB ESPONJA GOLD’, por Leandro Benites
Créditos das imagens: Marcelo Soubhia/FOTOSITE
A Nickelodeon, em parceria com a marca BEN, de Leandro Benites, apresenta nesta quinta-feira, 11 de maio, durante a 41ª edição da ‘Casa de Criadores’, em São Paulo, a coleção-cápsula “Bob Esponja Gold” inspirada no icônico personagem Bob Esponja, que há mais de 20 anos é um dos símbolos da cultura pop em todo o mundo. Composta por dez looks, a collab partiu das criativas mãos (e da releitura) do talentoso Benites, que ainda desfila outros looks na passarela, apresentando a nova coleção da marca, intitulada ‘O Lugar Onde Tudo Começa”.
Tanto a colaboração, quanto a coleção completa da BEN partem da mesma fonte de inspiração, a “vontade de mar”. “É como aquele momento em que você está na cidade, num espaço urbano como São Paulo, e tem vontade de mar! Diria que é inspirado no mar, porém de uma maneira não literal. A água é o princípio da vida e através dela estamos conectados ao Cosmos. Há água em tudo! Somos feitos dela”, explica o estilista.
Confeccionadas em neoprene, organza, malha de algodão, tecidos tecnológicos e materiais alternativos, as peças são bastante versáteis e em sua maioria não possuem distinção de gênero, como camisetas que viram vestidos para mulheres e são long T-shirts para homens. O estilista destaca o blusão ‘Polvo’, com modelagem ampla e lúdica, e a pochete inspirada em óculos de mergulho, com um grande olho do Bob Esponja estampado – desenvolvida em parceria com a marca de bolsas e acessórios Artéria.
As estampas são exclusivas e desenhadas manualmente com composições de elementos marítimos e traços do personagem Bob Esponja, dentro da linguagem da marca BEN. “Como houve abertura para liberdade poética, eu pude recriar o Bob Esponja dentro do mood da coleção”, explica ele. “Poder trabalhar com um ícone do mundo pop e poder trazê-lo para o universo da marca foi um exercício de criatividade desafiador. Ao mesmo tempo, ser escolhido como estilista para esta parceria, em meio a tantas mentes criativas do circuito da moda brasileira, foi algo realmente gratificante”.
Para Angela Cortez, Diretora Sênior de Licenciamento da Viacom Brasil, “o Brasil é o primeiro país das Américas a lançar o projeto Bob Esponja Gold, que chega num momento em que, cada vez mais, precisamos estar unidos, sermos tolerantes e resilientes, exatamente como é o coração de ouro do personagem. Entendemos que a marca BEN traduziria o ícone da Nickelodeon, agora, recoberto de dourado, de forma única e original. Leandro Benites é um estilista que vem se destacando no mundo da moda por ser inclusivo, pluralista e ‘do bem’, assim como o Bob”.
Esta iniciativa faz parte do projeto mundial da Nickelodeon chamado ‘SpongeBob Gold’ – que celebra os atributos do Bob Esponja, como otimismo, bondade, ‘coração de ouro’ – e trata-se da primeira coleção do personagem concebida por um estilista brasileiro. No exterior, além da notória coleção de Jeremy Scott para a Moschino, foi apresentada em fevereiro deste ano, durante a London Fashion Week, a ‘Sponge Bob Gold Collection’, resultado de uma parceria inovadora assinada por Peter Jensen, Bobby Abley, Salar, Maria Francesca Pepe, Suecomma Bonnie e Bad Denim.
A partir de julho, a maioria das peças, de ambas as coleções, chegarão às araras e e-commerces das principais multimarcas de São Paulo e da região Sul do país, além de ficar disponível para venda online no site da BEN.
FICHA TÉCNICA
Styling: Leandro Benites e Manuel Fabrício
Beleza: André Mattos
Calçados: NUU Shoes e Puma
Joias: Alice Floriano
Bolsas: Artéria
Apoio: Nickelodeon, Haco, Puma, IED, Simple Organic e Vicunha
Estagiários: Beatriz Santa Rosa, Rodrigo Evangelista e Tate Zk.
Agradecimentos: Beatryz Pena, Cris Fernandes, Dália Negra, Donizeti, Flávia D’Álima, Kaio Martins, Neide Pimentel, Rafa Américo, Talita (Dinâmica Digital), Tiago Mari e Walter Lins.
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A Nickelodeon é uma das marcas multimídia de entretenimento para crianças e família mais reconhecidas e amplamente distribuída em todo o mundo. Ao longo dos anos, construiu um negócio diversificado e global, colocando sempre as crianças em primeiro lugar. O portfólio da empresa inclui uma programação com propriedades de enorme sucesso (as animações ‘Bob Esponja’, ‘As Tartarugas Ninja’, ‘Patrulha Canina’ e ‘Dora, A Aventureira’, além de séries live action como ‘Eu Sou Franky’, ‘Game Shakers’ e ‘O Outro Reino’ ) e os maiores eventos mundiais da pay-tv infantil, Kids’ Choice Awards e Meus Prêmios Nick, no Brasil. A Nickelodeon está também presente em diversas plataformas digitais – Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat – e parte de sua programação está disponível no app Nick Play. Fora da TV, a marca mantém a campanha ‘Together For Good’, em parceria com a Unicef, que incentiva, celebra e reconhece crianças que fazem a diferença na comunidade em que vivem, em todo o mundo.
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Sobre Casa de Criadores
Maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno), acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções. Desde o início o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira. Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros nos mais variados estágios de carreira. Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Emicida, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Cotton Project, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.
Fontes: Viacom Brasil – Natasha Novak e Felipe M. Reis.
Fundamento Marketing – Luís Siciliano e Ana Amaral – (11) 5095 3888.
Index Assessoria [Casa de Criadores] – Larissa Lanzo – (11) 3068-2000 – ramal 3060.