Setores apostam em estratégias guiadas pelos resultados de 2023, com beleza em crescimento e canal online em destaque para a categoria de brinquedos
Com a aproximação da Black Friday, o mercado de beleza e brinquedos mantém expectativas elevadas, apoiadas em insights do desempenho de 2023. As lojas físicas prometem ser o ponto forte para as vendas na categoria de beleza, enquanto o e-commerce se consolida como favorito para a compra de brinquedos, seguindo uma tendência de busca por conveniência e variedade. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, apontam que o setor de beleza foi destaque no ano passado, registrando um faturamento de aproximadamente R$1,4 bilhões e um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
O desempenho foi impulsionado, pela categoria de maquiagem com uma expansão de 32% no mercado de prestígio e 7,7% no segmento Semi/Massivo. Outros produtos que se destacaram foram os multifuncionais, como paletas de iluminadores e blushes e produtos 2 em 1 com bases e corretivos no mesmo produto, por exemplo. Esses, cresceram 156%, evidenciando a preferência por itens versáteis e inovadores. Blushes e lip gloss também cresceram, 60% e 49%, respectivamente.
A representatividade do período para o setor de beleza foi notável, totalizando quase 27% do faturamento anual de 2023. A preferência pelas lojas físicas dominou as vendas, representando 71% do total e crescendo 17% em valor, se comparado com o ano anterior. Já as compras online tiveram crescimento mais modesto de 0,8% em valores e uma queda de 12,1% em unidades.
No segmento de brinquedos, a Black Friday de 2023 teve um desempenho menos expressivo em relação ao ano anterior, com uma queda de 23% no faturamento semanal. Mesmo assim, algumas categorias apresentaram bom desempenho, como jogos e quebra-cabeças, que cresceram 22%. Outros itens, como brinquedos infantis e pré-escolares, também registraram leve alta de 0,3%.
Em comparação com a semana que antecede a Black Friday, o canal online foi o grande destaque, com um aumento de 112% em valor e 103% em unidades, reforçando o crescimento do e-commerce, especialmente durante a Black Friday. Os produtos mais vendidos foram liderados por marcas populares como Barbie Dreamhouse, Hot Wheels e Baby Alive, reafirmando a preferência por brinquedos clássicos e que estimulam a imaginação.
O levantamento da Circana indica ainda que o preço médio esteve mais alto nas vendas pela internet, em comparação ao canal físico. No canal online, ficou em torno de R$92 reais e no canal físico R$64 reais, sendo o canal online a maior variação de preço vs a semana anterior (4% de variação), já o canal físico experienciou uma variação de preço negativa (-5%).
“Os resultados de 2023 mostram que o setor de beleza se destaca na Black Friday, enquanto o segmento de brinquedos evidencia a força do e-commerce, especialmente em produtos clássicos. Essas tendências são essenciais para que marcas e varejistas possam aproveitar ao máximo o período de maior volume de compras em 2024”, afirma Ana Weber, diretora comercial da Circana.