Brand Licensing Europe destacará novas tendências em moda e sustentabilidade

[Internacional]

À medida que o setor de licenciamento se prepara para o Brand Licensing Europe (BLE) esta semana, espera-se que a moda e a sustentabilidade sejam centrais para o show, tanto separadamente quanto combinados.

Com o vestuário defendendo o uso de materiais e fabricação sustentáveis, o BLE terá nove desfiles de moda ao vivo de 15 minutos ao longo dos três dias de evento. O desfile contará com, entre outros, Mattel (Barbie), Sonic the Hedgehog da Sega e Perfetti Van Melle, este último apresentando a colaboração do artista Philip Colbert com a marca Mentos.

Vários licenciados de vestuário também estão demarcando o espaço do estande, incluindo a Fashion UK. Ela estará destacando suas marcas licenciadas junto com suas próprias marcas de vestuário, incluindo Onepointfive, que é a meta de aquecimento global estabelecida pela Convenção de Paris de 2015 e é produzida com fios reciclados. Onepointfive faz parte da recém-formada divisão Mattu Brands da Fashion UK.

Também haverá sinais de vestuário licenciado expandindo-se ainda mais para acordos com marcas NFT. Por exemplo, a licenciada de vestuário Erve assinou no mês passado um contrato de licenciamento para a Europa com o marketplace de NFTs da propriedade Bored Ape Yacht Club NFT, o BoredJobs.com. O acordo expandirá o negócio de vestuário licenciado da Erve, que já inclui Disney, Marvel, Nickelodeon, Pokémon e outras marcas. O vestuário também estará no coração da Brands & Lifestyle Zone, onde equipes esportivas como AC Milan, FC Barcelona, Manchester City, Tour de France e outras estarão em destaque.

Do lado da sustentabilidade, a Products of Change terá novamente um estande para destacar os produtos e terá um desfile com Junk Couture com roupas feitas com materiais reciclados e desenhadas e modeladas por alunos de 13 a 18 anos. O terceiro dia do BLE também destacará a sustentabilidade junto com a diversidade, equidade e inclusão.

No entanto, à medida que os participantes do BLE busquem novas tendências, cautela também será uma palavra de ordem, pois o excesso de estoque, os aumentos de preços e os atrasos no envio continuam sendo os principais problemas. No lado do transporte, há sinais de estabilização dos preços dos contêineres, embora, no caso da rota Ásia-Europa, em níveis sete vezes superiores a 2019. Em agosto, as taxas globais de frete caíram 8%, para US$ 5.682, em meio a uma demanda em desaceleração. E ao longo da rota da Ásia para a Europa, as taxas subiram 3% em relação ao mês anterior, para US$ 9.929, mas caíram 28% em relação ao ano anterior. No entanto, apesar dos sinais de redução dos aumentos de preços, o transporte marítimo ainda está sofrendo “atrasos contínuos” na Europa devido ao “congestionamento de terminais, altos tempos de espera e gargalos no interior”, disse a empresa de transporte Maersk em um post no blog de agosto.

“A quantidade de estoque que teremos não ficou claro por causa dos atrasos no envio e, em seguida, você tem as mudanças contínuas nos gastos do consumidor”, disse um executivo de um agente de licenciamento europeu. “Você pode propor algo [a um licenciante] que você acredita ser o melhor acordo comercial que você tem, mas ao mesmo tempo o licenciante pode estar pensando que isso não é nada parecido com o que tínhamos 2-3 anos atrás. Então, há uma peça educacional que alongou as negociações e a diferença entre expectativa e realidade é tanta que os acordos estão demorando muito para serem assinados.”

Diante de uma série de problemas, as discussões na BLE provavelmente serão mais “focadas na estratégia” e se os licenciados e licenciadores estão “colocando outra licença” ou “fazendo outro produto porque você pode ou existe um propósito real” para os produtos? ” disse o executivo de licenciamento.

Fonte: Licensing International

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