Eles servem como ferramenta de aprendizagem e para extravasar emoções durante a infância
Você já viu o que significa o verbo brincar no dicionário? Alguns resumem como se divertir ou se entreter com alguma coisa infantil. Mas para especialistas esse não é apenas um momento lúdico. A diversão está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil. “Os brinquedos didáticos ou educativos são uma ferramenta de aprendizagem. Eles influenciam a criança em várias dimensões, seja intelectual, social e física, promovendo o desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, o raciocínio, noções de cores, formas e tamanhos, já que através deles acontecem estímulos de vários sentidos e habilidades”, analisa a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.
A indústria investe cada vez mais nos brinquedos diferenciados. É o caso da Calesita, de Pomerode (SC), que está há 20 anos no mercado. “Nossa equipe está focada sempre na combinação de diversão e aprendizado. Acreditamos que toda criança deve crescer brincando e que cada fase é importante. Todos os brinquedos da nossa marca são desenvolvidos com muito carinho e cuidado para estimular, desenvolver a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória e facilitar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos”, destaca a gerente comercial da Calesita e especialista em brinquedos, Josiane de Mattos Dalmann.
A psicóloga destaca a importância de brinquedos adequados a cada idade. “O brincar primeiramente é a forma de expressão e comunicação, funcionando como uma porta de entrada para o acesso das emoções, conceitos e dificuldades”, diz Valéria. Alguns exemplares encontrados atualmente reforçam a aposta da indústria em brinquedos didáticos, como a Doceria Animada, o Zoo Maluco, a Mesinha Encantada ou a Smart Table e a Casinha Alegre da Calesita.
A empresa explica que a Casinha Alegre, por exemplo, estimula o desenvolvimento psicomotor fino e grosso. “Promove a integração de pequenos músculos para a realização de ações como encaixar as pecinhas nas formas geométricas (fino) e estimula o controle do corpo, músculos e movimentos de grandes massas musculares para realização das atividades (grosso). Nesse mesmo brinquedo a criança precisa da força dos braços para conseguir abrir as portinhas ou trancar. Além disso, o brinquedo desperta habilidades cognitivas de exploração, experimentação e manipulação de objetos”, fala Josiane.
Brincar em família
Um dos diferenciais dos brinquedos educacionais ou didáticos é que, normalmente, a criança pode utiliza-lo sozinha. Mas vale destacar que brincar prepara as crianças para o futuro, o que faz importante a companhia dos pais nesse momento. “Brincar ativa a atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Por isso a importância dos pais e a família brincarem juntos. Assim os pequenos estarão trabalhando não só a sua relação com o mundo, mas também dividindo espaços e experiências com outras pessoas”, pontua a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.
Outro fator lembrado pela especialista é que é interessante que os pais deixem que a criança conduza a brincadeira. “É importante ressaltar que a negociação entre pais e filhos durante a brincadeira deve existir, até mesmo para se ter claro o papel de cada um. Esse momento também é importante para que os pequenos aprendam a lidar com frustrações e perdas”, completa.
SAC Calesita: 47 3242-2222
Rua Hermann Guenther,525, Ribeirão Clara
Pomerode (SC)
Fonte: Oficina das Palavras – Camile Magalhães – (47) 3322-0545.