Com 16 milhões de inscritos no canal do Youtube em português, o Totoykids quer alçar voos mais altos. Lançado por um casal de brasileiros em 2014, em Nova York (EUA), e voltado para o entretenimento infantil, o empreendimento, que também tem um canal em inglês e outro em espanhol, anunciou em dezembro de 2019 que abriu um escritório em São Paulo para produzir mais vídeos educativos e focar em produtos licenciados.
Os vídeos vão ter animação 3D e serão voltados a temas como robótica e inteligência artificial. A linha de itens licenciados vai abranger a parte editorial, brinquedos, vestuário, setor alimentício, material escolar, shows e peças de teatro. Os mineiros Isa Vaal, de 38 anos, e André Vaz, de 40, são as duas mentes por trás do negócio.
“Nosso diferencial é que decidimos tomar cuidado redobrado com o conteúdo em si, escapando do vício frequente de querer apenas divertir as crianças. Nosso trabalho inclui uma pegada educativa”, disse Vaz, à Veja. Hoje, o canal fatura R$ 100 mil por mês com anúncios vinculados aos vídeos.
O casal estava desmotivado com suas respectivas áreas de atuação: ela, como psicóloga, e ele, como advogado, e foram para os Estados Unidos em 2013 para investirem em outras profissões. Trabalhando como babá, Isa percebeu que os conteúdos que as crianças assistiam tinham qualidade duvidosa. “Faltavam vídeos que realmente estimulassem o público infantil, exercitando habilidades que são construídas nessa fase da vida”, disse Isa. Assim surgiu o Totoykids.
Cada vídeo publicado passa pelo crivo de oito especialistas dos ramos de pedagogia, neurociência, psicologia e educação. “Sempre pensamos que em cada clique há uma criança em formação”, explicou Vaz. Os produtos licenciados vão focar, inicialmente, no principal personagem do canal, o José Comilão, que incentiva a alimentação saudável.
Segundo o Meio e Mensagem, Isa também vai lançar um livro sobre como proteger as crianças no ambiente digital. Na área de licenciamentos, a Totoykids fechou parceria com a R.Lab, área de inovação voltada para conteúdos audiovisuais da Redibra, agência de licenciamento de marcas como Galinha Pintadinha, The Simpsons, Nintendo e Coca-Cola.