O Cartoon Network Africa deu sinal verde para “Garbage Boy and Trash Can”, sua primeira série de super-heróis domésticos.
Criado pelo animador nigeriano Ridwan Moshood, o toon comédia de 10 x 2,5 minutos é sobre um menino com superpoderes imaginários que luta por justiça com seu fiel companheiro. Moshood foi inspirado a criar a série por sua experiência de sofrer bullying na escola.
Com estreia marcada para 2022, Garbage Boy and Trash Can está em produção no estúdio sul-africano Pure Garbage, que Moshood co-fundou no verão passado com Mike de Seve (chefe da Baboon Animation de Nova York) e Nick Wilson (fundador da African Animation Network em Joanesburgo). Pure Garbage também oferece treinamento crítico e empregos para talentos africanos emergentes.
“Já vi muitos criadores africanos talentosos com projetos incríveis que deveriam estar na TV agora”, diz Moshood. “Nossa produção e empresa serão um grande impulso para a indústria.”
O conceito de Moshood para a série venceu a competição inaugural do Creative Lab do Cartoon Network Africa em 2018 e foi então transformado em um pequeno piloto que estreou na CN e em suas plataformas digitais no ano passado. O Creative Lab foi criado para abordar uma lacuna de habilidades na indústria de animação da região, fornecendo novas oportunidades para criadores, escritores, artistas gráficos e estudantes de animação africanos.
Moshood diz que aprendeu sozinho a animar porque não havia muitas escolas de animação acessíveis na Nigéria para as quais ele pudesse se inscrever.
“Aprendi assistindo aos clássicos do Cartoon Network na TV e fazendo tutoriais no YouTube”, diz Moshood. “Eu nem tinha um laptop para praticar; Tive que usar cyber-cafés em Lagos.”
Embora Garbage Boy and Trash Can sejam o foco principal do Pure Garbage no momento, Moshood tem uma série de outros conceitos de super-heróis para crianças em desenvolvimento, bem como uma série liderada por meninas chamada Alice from Above.
A África tem sido um foco de conteúdo de animação ultimamente, já que emissoras, streamers e empresas de produção trabalham para atender a uma crescente demanda global por conteúdo infantil e familiar mais inclusivo. A Netflix está atualmente co-produzindo sua primeira série original de animação africana, Mama K’s Team 4, com a South Africa’s Triggerfish Animation. E a Disney + também fez parceria com a Triggerfish no Kiya, seu parceiro pré-escolar com o eOne.