Em um ano de muitos desafios e aprendizados, quando estar em casa era mais importante do que nunca, o Cartoon Network – marca de entretenimento infantil da WarnerMedia – mais uma vez se posicionou como líder de sua categoria na América Latina e esteve ao lado dos fãs com conteúdos divertidos e originais em todas as suas plataformas e pontos de contato.
A sólida estratégia multiplataforma provou ser um sucesso para a marca, que alcançou em média 100 milhões de pessoas por mês (*1) em suas diversas telas, incluindo televisão, redes sociais, sites e aplicativos móveis.
Só no YouTube, o Cartoon Network alcançou uma média de 27 milhões de pessoas por mês, acumulando 4,5 bilhões de views em 2020 nos seus canais em português e espanhol (*2). O perfil oficial do Cartoon Network no Brasil registrou mais de 13,5 milhões de espectadores únicos mensais e um crescimento de 30% (*3), em relação ao ano anterior. A marca também passou a oferecer 334 horas de livestreams em seus canais do Youtube, um crescimento de 370% comparado com 2019.
Nas redes sociais, o Cartoon Network consolidou o vínculo com sua comunidade de fãs, que em 2020 atingiu 12 milhões de pessoas (*4), um crescimento de 12,4% em relação ao ano anterior. Os perfis da marca no Facebook, Instagram e Twitter registraram mais de meio bilhão de impressões, 83% mais que em 2019 (*5). Neste ano também, a marca teve a maior média de engajamento nas redes sociais entre os concorrentes infantis diretos, chegando a 43% (*6).
Em 2020 também, o Cartoon Network fez a sua estreia no TikTok e em apenas seis meses registrou 1,3 milhão de seguidores e 48 milhões de visualizações (*7) em seus perfis em português e espanhol. No perfil da marca no Brasil já são mais de 700 mil seguidores.
Além disso, o Cartoon Network foi novamente o canal infantil mais visto da TV Paga pelas crianças de 4 a 11 anos no Brasil pelo oitavo ano consecutivo (*8). Os números do IBOPE mostram ainda que o Cartoon Network foi o canal da TV Paga onde as crianças de 4 a 17 anos passaram mais tempo em 2020: quase 2h por dia, em média. No total, o canal foi assistido por mais de 30 milhões de assinantes no Brasil (*9).
Por meio de suas diferentes estreias, atividades e iniciativas, o Cartoon Network consolidou sua liderança no mercado infantil e conseguiu se manter sempre na vanguarda com conteúdos e atividades que seus fãs podem desfrutar em suas diferentes plataformas, mesmo quando estão em casa, mas sempre com muita diversão!
Fontes:
1 – Fuente:Imp. Cockpit & Power Meter Latam December 2020.
2 – Socialbakers – Total Subscriptores Enero a Diciembre 2020 vs 2019 Cuentas YouTube/ Socialbakers – Total Interacciones Enero a Diciembre 2020 Cuentas YouTube
3 – YouTube Analytics – Espectadores Únicos – Jan – Nov 2020
4- SocialBakers
5 – Socialbakers, Impressions
6 – Socialbakers, Interactions Per 1000 Followers (KIDS: Nick, Discovery Kids, Gloob, TDM)
7 – TikTok Native Analytics – Aug 17 – Jan 10th
8 – Kantar IBOPE Media Brasil. 9 Mercados (2013) e 15 Mercados (2014 a 2020). Jan a 21 Dez 2020. Rat%. Bases com TV Paga: Crianças 4 a 11 anos e Adolescentes 12 a 17 anos.
9 – Kantar IBOPE Media Brasil. 15 Mercados. Jan a 21 Dez 2020. Ats. Base com TV Paga: Crianças 4 a 17 anos.