Os personagens que dão nome à obra são marionetes animadas e, de forma bem-humorada, em versos divertidos e educativos, ensinam lições valorosas à pequena garota.
De acordo com a autora, as crianças adoram o sentimento causado pelo desconhecido e pelo macabro. Ela explica que descobriu isso com o próprio filho. Seu livro pode ser considerado um conto de fadas obscuro, tendo como mensagem principal uma advertência: O que estou tentando dizer é que em cada um de nós há uma pessoa boa e uma má, e por isso temos que fazer a escolha certa sobre nossas ações, explicou a atriz em entrevista dada ao site Forces of Geek. Apesar de indicado ao público infantil, o livro traz uma lição importante, de forma inovadora e peculiar, que vale tanto para crianças quanto para adultos.
A obra foi produzida em parceria com Johnny Fraser-Allen, artista da Weta, empresa de efeitos especiais do diretor Peter Jackson. Profissional renomado, Fraser-Allen participou de grandes produções como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e O Hobbit. Em Os Molambolengos, o artista conseguiu criar ilustrações ao mesmo tempo bonitas e excentricamente assustadoras. As cores e os traços utilizados por ele fazem da obra uma publicação diferenciada e profunda, especialmente se comparada a outros livros infantis do gênero.
Sinopse da obra:
Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer.
Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.
DROPS ALEPH
– Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen – ilustrador do livro – se conheceram na Nova Zelândia, em 2010, durante as filmagens de O Hobbit.
– A princípio, Lilly e Fraser-Allen estavam trabalhando em outro livro escrito por ela, mas, depois de conhecer a história de Os Molambolengos, o ilustrador ficou encantado e já começou a produzir as imagens utilizadas neste livro.
– Os Molambolengos é o primeiro livro de muitos que Lilly pretende lançar. Inclusive, ela já escreveu uma segunda obra, dando continuidade à história.
– A intenção de Lilly é que o livro se torne um filme futuramente.
– A primeira versão do poema que compõe o livro foi escrita quando Lilly tinha apenas 14 anos.
Fonte: Editora Aleph – Lucas Alves – (11) 3743-3202.