Transação reforça a estratégia global da companhia em expandir capacidades de mensuração de mídia e otimização de investimentos em marketing
A Circana, consultoria global, líder em tecnologia, inteligência artificial e dados de consumo, anunciou a conclusão bem-sucedida da aquisição do negócio de Marketing Mix Modeling (MMM) da Nielsen. O MMM é especializado em modelagem estatística avançada, que ajuda marcas a entenderem o impacto incremental real de seus investimentos em marketing, em todos os canais e pontos de contato. Essa aquisição expande significativamente a presença global da Circana em análises de marketing, ao mesmo tempo em que fortalece sua capacidade de modelagem e mensuração. Essa transação segue a conclusão da aquisição da NCSolutions (NCS), realizada em junho de 2025, reforçando ainda mais o ecossistema abrangente de mensuração de mídia da empresa.
“A aquisição do MMM, junto a outros investimentos relevantes em nosso negócio de mídia, reforça o compromisso da Circana em criar a principal operação de mensuração de mídia da indústria”, afirmou Stuart Aitken, presidente e CEO da Circana. “O marketing mix modeling é fundamental para compreender a verdadeira efetividade do marketing e as sofisticadas análises do MMM, combinadas com nossos ativos já existentes, devem proporcionar insights incomparáveis para otimizar os investimentos de mídia de nossos clientes em todos os canais. Estamos ansiosos para aproveitar todo o talento, os amplos ativos de dados e as metodologias comprovadas do MMM para ajudar clientes em todo o mundo a maximizar seu retorno sobre o investimento em marketing.”
O MMM será integrado à equipe de Mídia da Circana, juntamente com a recentemente adquirida NCSolutions (NCS). As capacidades combinadas criam uma plataforma de mensuração completa que cobre, desde o planejamento e direcionamento de mídia, até a otimização durante a execução e a análise pós-campanha. A equipe integrada de Mídia da Circana é liderada por Cara Pratt, presidente de Varejo e Mídia Global. “Com o MMM agora se juntando à nossa equipe de Mídia, ao lado da NCS, acreditamos ter uma das soluções de mensuração mais completas da indústria, desde a análise detalhada de campanhas, até a otimização holística do marketing mix”, disse Pratt. “Essa combinação oferece aos nossos clientes a capacidade de entender, não apenas o que aconteceu, mas também por que aconteceu e como otimizar futuros investimentos para gerar o máximo impacto.”
“À medida que focamos em nosso próprio portfólio, acreditamos que a Circana é o proprietário ideal para os negócios da NCS e do MMM”, disse Karthik Rao, CEO da Nielsen. “Esses ativos e equipes de primeira, agora podem liberar um imenso potencial para os clientes, como parte de uma capacidade em dados, ciência e tecnologia em rápido crescimento e na vanguarda da indústria. Estamos ansiosos para ver esses negócios e nossas pessoas prosperarem na Circana.”
Daniel Morimoto, vice-presidente LATAM da Circana, destaca a importância da movimentação da companhia para a América Latina. “Este é um passo significativo na expansão da nossa presença no setor de mídia na região. Ao fortalecer nossas capacidades localmente, estaremos ainda mais preparados para apoiar nossos clientes a tomarem decisões mais inteligentes e ágeis no que diz respeito aos investimentos em mídia. Estou animado com a jornada que temos pela frente e com tudo o que vamos conquistar juntos”.