Não é segredo para nós, da indústria de licenciamento, que as vendas de brinquedos estão em queda. A Licensing International (LI), em seu Estudo da Indústria Global de Licenciamento de 2024, divulgado recentemente, diz que a indústria de brinquedos dos EUA precisava de um choque após um ano fraco em 2022. A LI relata que o maior declínio em uma categoria de produto este ano foi na categoria de brinquedos licenciados, que experimentou um declínio de -3,5% e o mercado geral de brinquedos/jogos caiu -4,5% em todo o mundo.
A Circana, uma consultora líder em comportamento do consumidor, divulgou números de desempenho de vendas de brinquedos para o primeiro semestre do ano em 12 mercados globais (G12), incluindo Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e EUA. Em todo o G12, as vendas em dólares caíram 1% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período em 2023, para US$ 24,5 bilhões, enquanto o preço médio de venda estava no mesmo nível do ano passado, em US$ 11,57 bilhões, de acordo com o Retail Tracking Service da Circana.
Até agora neste ano, quatro das 11 super categorias de brinquedos rastreadas pela Circana experimentaram um aumento nas vendas ano a ano no G12. Os conjuntos de construção continuam sendo o principal impulsionador do desempenho da indústria com crescimento de vendas de 20%, seguidos por brinquedos exploratórios e outros, com aumento de 5%, e pelúcias e veículos, cada um crescendo 1%.
Apesar de um declínio acentuado de 19% no acumulado do ano nas bilheterias globais, conforme relatado pelo Box Office Mojo, os brinquedos licenciados relacionados a filmes representaram 32% do mercado total de brinquedos (vendas em valor) no primeiro semestre — o que é 5 pontos percentuais a mais do que o mesmo período em 2021 — e as vendas cresceram 6% em comparação a 2023. A Licensing International destaca que a tendência de propriedades intelectuais clássicas e de longa data tomando as bilheterias e o corredor de brinquedos à força foi reacendida em 2023.
Isso certamente se manteve verdadeiro mais recentemente. A License Global relatou que, após três semanas nos cinemas, “Deadpool e Wolverine” se tornou o segundo filme de um bilhão de dólares do ano. De acordo com o Box Office Pro, com uma arrecadação adicional de US$ 57,8 milhões em 52 territórios internacionais, “Deadpool e Wolverine” ultrapassou a marca global de US$ 1 bilhão com US$ 1.029,5 bilhões no fim de semana. O filme produziu produtos licenciados em várias categorias, incluindo itens colecionáveis e vestuário. “Inside Out 2” da Pixar também foi um sucesso, atualmente em US$ 1.593.756.948 globalmente. Antes do lançamento do filme, a Just Play lançou uma nova linha de brinquedos “Inside Out 2” que incluía itens colecionáveis e pelúcias.
Os brinquedos não precisam necessariamente estar vinculados a um filme para se sair bem. Pokémon ainda está na primeira posição entre as principais marcas e licenças globalmente pelo quarto ano consecutivo. Preenchendo as cinco principais propriedades restantes estão Squishmallows (Jazwares), “Star Wars” (Disney), Marvel Universe (Disney) e Hot Wheels (Mattel). Essas propriedades são, no entanto, desafiadas por marcas novas e inovadoras que se adaptam ao consumidor em constante mudança. As cinco principais propriedades até agora neste ano incluem LEGO Icons, que é direcionado a consumidores mais velhos, a licença esportiva da NBA, a nova linha colecionável Miniverse, da MGA Entertainment, o desenho animado infantil “Bluey” (BBC) e vários sucessos da Disney.