Collabs ganham espaço e promovem maior visibilidade para marcas

Atuando há mais de 20 anos nesse mercado, Redibra destaca cases e a necessidade de know-how e expertise na hora de planejar e executar campanha conjunta

Para que uma marca caia no gosto dos consumidores e faça parte de sua memória afetiva, um produto de qualidade é apenas o começo. Dentre as estratégias de marketing que vêm ganhando cada vez mais espaço nas empresas, estão os Collabs – a união entre duas marcas diferentes para a cocriação de produtos ou conteúdo inédito. Essa estratégia promove ganhos para as empresas que se unem e promovem campanha conjunta, trazendo novos públicos e aumentando seu awareness.

Para David Diesendruck, CEO da Redibra, agência de licenciamento e extensão de marca há mais de 20 anos no mercado, com clientes que incluem Netflix, Coca-Cola, Nintendo, Chevrolet, Galinha Pintadinha, Capricho, Now United, Luccas Neto, Cocomelon e Ursinhos Carinhosos, o importante é sair da caixinha e buscar algo a mais. “A negociação da parceria entre marcas é muito importante, para que ambas saiam ganhando. Em collabs, o nosso foco é para que 1 + 1 some 3. Nossos clientes estão sempre procurando novas e inovadoras maneiras de se envolver com o público, seja através de suas histórias, suas paixões e prioridades, ou seus valores e crenças”, afirma.

Com a experiência adquirida na área de licenciamento, a Redibra decidiu investir na área de Collabs como uma oportunidade de inovação no mercado. “Tivemos diversos casos de sucesso com marcas conhecidas, como Bauducco, Leite Moça e Matte Leão”, completa o CEO.

No passado, o plano de divulgação das empresas era focado em comerciais de TV. O mundo mudou, e as verbas passaram a ser divididas em diferentes frentes. E a extensão de marca serve justamente para complementar o mix de marketing, sendo mais uma ferramenta para alcançar novos públicos, novas categorias do mercado e gerar conversas. Como resultado da amplificação das mensagens publicitárias vem o fortalecimento no posicionamento, maior visibilidade, engajamento ampliado e aumento do valor de marca.

De acordo com o CEO da Redibra, algumas etapas de preparação para a uma campanha de collab são de grande importância. Primeiro, é preciso entender todos os atributos, targets da marca e entender o principal propósito que ela busca com extensão de marca. “Com isso em vista, a Redibra faz uma pesquisa de mercado e propõe um diagnóstico, entendemos as possibilidades de extensão de marca (licenciamento x collabs) e analisamos quais empresas no mercado têm muita afinidade com a marca em questão. É importante sempre alinhar as expectativas de ambas”. O executivo cita os exemplos de Tjama + Ursinhos Carinhosos – que lançaram uma coleção de pijamas inspiradas nos famosos ursinhos -, e Netflix + Zee.dog, que lançaram uma coleção de roupas e acessórios para pets e seus donos, inspiradas na série Stranger Things, como bons exemplos deste alinhamento.

Para David, ainda, o know-how deve ser uma preocupação da empresa no momento de contratar uma agência para promover uma campanha de collabs bem sucedida, que deve estudar o mercado, conhecer profundamente as marcas envolvidas na ação e ter uma equipe especializada para acompanhar todo o processo da iniciativa.

 

Cases de sucesso:

 

Anacapri x Moça:

Em sua primeira ação de colaboração externa de marca, MOÇA® uniu-se a Anacapri para fazer uma coleção inspirada no visual vintage da personagem icônica da marca Moça. A coleção foi lançada dia 10 de setembro de 2021 e ficou disponível em todas as lojas físicas e também no e-commerce. Com uma estratégia ampla, a campanha teve como suporte ação com promotoras em lojas pontuais, vitrine instagramável na loja flagship, playlist própria no spotify, ação de seeding com influenciadores, posts e vídeos nas redes sociais próprias. Com isso, a campanha gerou ótimos resultados, comprovando ser uma collab de sucesso. Com mais de 12 milhões de alcance nas redes sociais, mais de 260 mil interações com os conteúdos, a campanha fez com que as redes sociais da Anacapri batessem recordes de likes e número de seguidores.

 

Fom x Moça:

Mais uma vez, Moça se juntou com uma marca 100% brasileira para trazer para o mercado uma coleção totalmente inédita. De forma lúdica, algumas das receitas mais deliciosas feitas com Leite Moça foram transformadas em 10 produtos diferentes da FOM. Os itens, versáteis e divertidos, podem servir como almofadas e, até mesmo, objetos de decoração. Lançada no final de novembro, a coleção ficou disponível em todas as lojas físicas da FOM e em seu e-commerce.

 

Baw x Bauducco:

Para celebrar o natal, a marca Baw e Bauducco fizeram uma coleção inédita com roupas inspiradas no Chocottone® e  juntas as marcas brincam com seus nomes e formam a Bauducco. Por meio de bom humor, diversão e estampas criativas, as empresas apresentaram uma  linha especial com 7 peças, com suéter, camisetas, camisas e meias.Lançada no início de Dezembro, todas as peças ficaram disponíveis no e-commerce da Baw. Para divulgação da campanha, além da comunicação digital, juntas fizeram um press kit para enviar aos influenciadores. O resultado da campanha foi muito positivo para ambas as marcas, gerando mais de 50 milhões de impactos nas redes sociais e gerando um valor de 700 mil de mídia espontânea.

 

Matte x Farm:

Com o objetivo de trazer a atmosfera do Rio de Janeiro para roupas e acessórios, a Farm se uniu com a Matte Leão para trazer uma coleção inédita. A collab foi composta por de 20 produtos, de shorts a roupas e acessórios de praia, trazendo estampas bem versáteis e a cara do verão. A coleção foi lançada em fevereiro de 2020, e estava disponível em 72 lojas físicas da Farm e em seu e-commerce. Com uma forte campanha no digital, a collab gerou mais de 13 milhões de impactos nas redes sociais.

 

Água de Coco x Coca – Cola:

Juntos, eles criaram três coleções com mais de 40 peças no total. A primeira coleção foi lançada com um desfile de moda no Mercado Municipal de São Paulo.

Os produtos da coleção foram distribuídos na loja online, em 26 lojas próprias e em mais de 600 lojas multimarcas em 25 países. Além disso, a campanha online gerou mais de 25 milhões de impactos nas redes sociais, mostrando a força das duas marcas unidas.

 

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