Como o licenciamento pode ajudar você a atingir sua meta de faturamento anual

O quarto trimestre, o período mais movimentado do setor de licenciamento, está chegando. As principais equipes de licenciamento estão atingindo seus números e conhecem sua receita gerada até o momento, projeção de final de ano, excedentes previstos e parcelas futuras em relação às suas garantias mínimas. Com as metas financeiras de final de ano em mente, qual é o plano da sua equipe para bater suas metas?

Há uma enorme quantidade de dados por trás de cada parceria de licenciamento, desde acordos financeiros por SKU até colaboração de produtos e relatórios de royalties. Como todas essas informações geralmente vêm de várias fontes e existem em várias plataformas, elas não podem ser relatadas rapidamente e comparadas a tendências pontuais para extrapolar, por exemplo, como um programa de licenciamento pode ter um desempenho melhor em diferentes territórios ou categorias.

A maioria dos executivos de licenciamento consegue acessar essas informações apesar das limitações do sistema, mas o número de funcionários adicional necessário para coletar e processar manualmente esses dados é caro. E, como o processo de geração manual de análises exige muito trabalho, os dados geralmente ficam desatualizados quando os relatórios são concluídos.

Essas questões em torno da centralização de dados surgiram na Licensing Expo em maio deste ano. “Ficou claro para mim que o nível de visibilidade necessário exigia mais do que já vimos na indústria. Deixou a mim e nossa equipe pensando como poderíamos resolver essa necessidade”, disse Kalle Torma, fundador e CEO da Flowhaven.

De fato, o Gartner informou em 2021 que 72% dos líderes de dados e análises estão liderando iniciativas de digitalização internamente.

“É importante lembrar que, no futuro, haverá mais variações de tipos de negócios e estruturas complexas de negócios”, disse Torma. “Os programas se tornarão mais rápidos e exigirão que os produtos cheguem ao mercado mais rapidamente. Os parceiros terão mais marcas para escolher com quem desejam trabalhar. As operações de licenciamento e os pontos de prova de sucesso se tornarão uma vantagem competitiva.”

Seguindo em frente, há três perguntas-chave que você precisa fazer à sua equipe:

– Quais negócios existem em seu pipeline de acordos que podem ser assinados nos próximos meses para receber o pagamento antecipado antes do final do ano?
– Como é o pipeline de produtos? Existem aprovações pendentes de produtos que ainda podem chegar ao mercado e gerar receita este ano?
– Você tem lacunas de categoria ou território em seu programa de licenciamento que ainda podem ser preenchidas com a negociação de um novo acordo?

“Todo mundo quer saber como superar sua meta de receita, mas é difícil obter insights acionáveis. A maioria das equipes de licenciamento está sobrecarregada e não há tempo de sobra para coletar e analisar quais negócios priorizar antes de criar ou renovar parcerias”, disse Torma.

Este conteúdo de marca foi criado em parceria com a Flowhaven.

Fonte: Licensing International

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