O artigo a seguir será publicado na License Global de fevereiro, mas o querido Steven compartilhou conosco e liberou para o portal.
Preste atenção na análise do executivo e aproveite as dicas em seus negócios. 😉
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Como permanecer relevante?
A Nova Era de Colaboração do Licensing
A maioria de nós vive muito ocupada, impedida de analisar profundamente as sólidas mudanças do mercado consumidor ocorridas na última década. Nosso estilo de vida ativo, administrando nossos negócios, compromissos familiares e de relacionamento, as atividades de lazer e o tempo gasto com as telas, são apenas algumas das muitas atividades diárias com as quais nos ocupamos.
Para obtermos sucesso no licenciamento na próxima década e além, precisamos entender as mudanças enfrentadas pelo mundo e reformular nossas estratégias para atender às novas demandas do mercado consumidor.
A última década foi de ruptura para o negócio do licenciamento. A era digital ganhou força por meio de dispositivos inteligentes, velocidade mais rápida da Internet, ascensão das mídias sociais, marketing de influenciadores, video on demand, e-Sports e um clima político pelo mundo de rejeição à globalização ao abraçar novamente o nacionalismo. Nosso mundo presenciou significativas mudanças que criaram imensos desafios para muitos e, ao mesmo tempo, geraram grandes oportunidades para outros.
Reconheçamos que as mudanças mais notáveis para os negócios de licenciamento foram, não necessariamente nesta ordem, o encolhimento do varejo físico, a ascensão da Amazon como um grande obstáculo; a consolidação da indústria do entretenimento (uma força importante no licenciamento de bens de consumo), o aumento das marcas Direct to Consumer e Digitally Native. Somado a isso, maior estabilidade de renda para o consumidor, a redução da classe média e uma economia dependente de empregos no setor de serviços, com salários mais baixos. Em conjunto, isso tudo fragilizaria os negócios. Mas não é o caso.
De onde vem o crescimento do licenciamento?
Com a morte inevitável da publicidade tradicional, as marcas de consumo inteligentes estão adotando o licenciamento como uma ferramenta de marketing representativa para alcançar consumidores. Embora o licenciamento tenha sido praticado por muitas marcas ao longo dos anos, a interrupção na publicidade e no varejo tradicionais levou mais marcas a adotá-lo. O modelo de licenciamento convencional – licenciar para novas categorias de produtos-, permanece em alta, mas cada vez mais marcas percebem o valor das colaborações – collabs – com outras marcas. Os consumidores adoram marcas e nada os envolve mais do que ver uma parceria de suas marcas favoritas, unidas em encantadores produtos e serviços. Isso se tornou uma estratégia bem-sucedida para este segmento.
Mudando os gostos da próxima geração
O sucesso do licenciamento de uma marca se baseia nos gostos do consumidor. Os dois principais grupos demográficos de consumidores com maior probabilidade de comprar produtos licenciados pertencem às gerações Y e Z. Cabe a nós do licenciamento entender essas preferências para comercializá-las com sucesso.
Por ser mais objetivo, dividirei o mundo do licenciamento em dois baldes: Entretenimento e Marcas. Aqui estão algumas das minhas previsões para a próxima década:
Entretenimento
O sucesso do gênero Super-herói, franquia para filmes e TV, foi a estrela de Hollywood dos últimos 15 anos. A próxima geração verá a indústria focada em levar franquias de videogame para o cinema e para a TV. Muitas delas têm uma narrativa complexa e muito rica que qualifica o jogo. Com a adesão de milhões de fãs, naturalmente esta será uma estratégia de sucesso para o cinema. Seguindo adiante, várias das principais franquias de jogos se expandiram para o competitivo universo de e-Sports, uma vertente que dobrará o tamanho do licenciamento esportivo até 2030.
A Apple vai adquirir uma grande empresa da Hollywood Media. O conteúdo de jogos da Apple TV está atrasado. Para concorrer com os outros gigantes de streaming, a companhia de tecnologia precisa comprar uma importante biblioteca de conteúdo já existente. Os dólares estão lá e todo estúdio tem seu preço.
Lembre-se de que a tecnologia impulsionará o entretenimento, mas é o entretenimento que vende tecnologia aos consumidores.
Marcas
As chamadas marcas “heritage” – aquelas com as quais os Boomers cresceram -, só permanecerão relevantes ao serem comercializadas para a geração Y e Z. O método mais inteligente, rápido e econômico de fazer isso é por meio das colaborações de licenciamento de marca – collabs.
As grifes de moda e de luxo continuarão fazendo mais parcerias neste sentido, para reinventar as marcas millenials e da geração Z e se tornarem mais acessíveis.
Aumentarão as experiências de marca. A geração millenials e a geração Z valorizam essas experiências e as empresas precisam criá-las.
Causa relacionada: O que a marca representa e como está colaborando?
Há muito mais a dizer, mas o espaço da coluna é limitado. Sabemos que você precisa de mais informações! Por isso, nos dias 16 e 17 de março, a Global License, o Global Licensing Group e a Licensing International realizarão uma conferência de liderança de licenciamento em Nova York. Este summit oferece aos executivos do setor os melhores estudos de caso da categoria, pesquisas e insights para permanecer à frente da média nos negócios. Neste evento, os participantes aprendem sobre novas estratégias e oportunidades inéditas para expandir os negócios de licenciamento, enquanto trabalham em grupo com potenciais parceiros e colegas. Fica o convite para quem desejar juntar-se a nós: https://www.licensingleadershipsummit.com/en/home.html.
*Steven Ekstract é diretor da UBM Global Licensing Group.