[Internacional]
O Kidscreen Summit 2025 chegou ao fim em San Diego, após quatro dias de networking, painéis e insights sobre o que as crianças estão consumindo e para onde a indústria de conteúdo infantil está indo.
Mais de 1.500 delegações participaram da edição deste ano do evento, que contou com painéis abordando temas como sustentabilidade, inovação na produção (incluindo IA) e como construir sucesso nos mercados digitais.
E nesta edição, o Summit introduziu uma nova competição: o Kidscreen Licensing Challenge. Nesta competição, cinco propriedades de entretenimento infantil disputaram para determinar qual IP tinha o maior potencial de licenciamento. Na terça-feira (11 de fevereiro), um painel de profissionais da indústria elegeu a série infantil 2D animada ThinkerBen & Motor como a vencedora. O Kidscreen planeja trazer este evento de volta no próximo ano, com a janela de inscrições provavelmente abrindo no outono de 2025.
Mais tarde, na terça-feira, a Nickelodeon teve uma noite de grandes conquistas no Kidscreen Awards 2025, levando para casa 10 prêmios em uma cerimônia conduzida pela apresentadora de TV e podcaster Jessi Cruickshank (Canadá’s Smartest Person, The Goods).
A lista de vencedores foi diversa, representando países de todo o mundo. A série australiana Bluey: The Sign (BBC Studios Kids & Family, Ludo Studio, ABC Australia) ganhou o prêmio de Melhor Programa Especial ou Filme para TV, enquanto a segunda temporada de Beep & Mort (Windmill Pictures, ABC Australia) venceu na categoria Melhor Série Mista. Já Saïd & Anna (Phanta Basta!, INDI Film) dos Países Baixos conquistou o prêmio de Melhor Série Live-Action; a animação irlandesa Silly Sundays (Cartoon Saloon) levou o prêmio de Melhor Nova Série; e a coprodução árabe Ahlan Simsim (Sesame Workshop, Jordan Pioneers) ganhou na categoria Melhor Série Mista.
Além das categorias regulares do programa premiadas no evento, os canadenses se destacaram, com o fundador da Epic Story Media, Ken Faier, recebendo uma menção por ter participado de todos os Kidscreen Summits, e Renata López, da Lopii Productions, ganhando o primeiro jogo de Guess That Theme Song (levando para casa US$100 e os direitos de se gabar).
Também foram fechados diversos acordos no Summit. A Neon Creation, da Coreia do Sul, assinou com a 3Beep, de Nova York, para coproduzir sua série animada 2D Bear With Us. E a TF1+, da França, anunciou um acordo de desenvolvimento com a Blue Spirit Productions, Atomic Cartoons e Milkcow Media para desenvolver a série para pré-escola Action Rabbits para o TFOU e TF1+.
O próximo Kidscreen Summit será realizado em San Diego de 22 a 25 de fevereiro de 2026.
Fonte: Kidscreen