Os fenômenos Emilly Vick, Natan por aí, Katlenof e Leozinn 077 focam no público infanto-juvenil e vão além das telas, com espetáculos e produtos licenciados
O YouTube revelou seus top criadores em 2024 e quatro, dos dez mais vistos, integram a Curta, que se firma, mais uma vez, como maior hub de youtubers da América Latina. Emilly Vick ocupou a 1ª posição no ranking, enquanto Natan por aí ficou em 4ª, Katlenof em 5ª e Leozinn 077 em 8ª. Além de produzir conteúdo original e focar no público infanto-juvenil, o que esses influencers fazem de melhor é o fortalecimento de público e comunidade para além das telas, uma estratégia que a Curta aborda com seus mais de 60 produtores de conteúdo.
Emilly Vick, Katlen e Leozin, que juntamente com Cauan (Void) e Robson formam a Família dos Rosa, estrearam este ano o show “Dos Rosa em Multiverso dos Elementos”, que passou por 40 cidades, no Brasil e Portugal, com bilheteria esgotada em todos os locais. Natan por aí, além do espetáculo “Natan por aí e o segredo da colmeia” — também esgotado — conta com uma ampla variedade de brinquedos, livros, papelaria e vestuário no mercado.
Além do licenciamento de produtos e da realização de shows, a Curta também é responsável em aproximar os fãs dos YouTubers por meio de feiras e outros encontros presenciais, desenvolvendo estratégias de comunicação e marketing que vão desde a criação, roteiro, produção e pós-produção de conteúdo. A startup também oferece uma plataforma transparente de dados para os influencers e marcas — de forma que sejam feitos planejamentos eficazes para conteúdos e publicidades — assim como tecnologias
diversas, incluindo clonagem de voz por meio de Inteligência Artificial para internacionalização dos canais. Juntando todos os canais, os criadores da Curta possuem mais de 350 milhões de inscritos nas redes sociais, 5 bilhões de visualizações mensais no YouTube, 80 milhões de acessos por dia e 2 milhões de novos seguidores por semana.
Com isso, além do crescimento dos canais e maior engajamento nas redes, mais marcas são atraídas. Não à toa, a previsão de faturamento da Curta é de R$ 46 milhões em 2024, alta de 156% em comparação ao ano anterior. Apenas neste ano, foram vendidos mais de 600 mil produtos licenciados e já no primeiro semestre, os números de publicidade de 2023 foram ultrapassados, envolvendo mais de 1 mil marcas de diversos setores. Em plena expansão e com nova sede em vista, a Curta também adicionou mais 40 colaboradores neste ano.
Com a estratégia utilizada pela Curta, todo seu ecossistema de economia criativa cresce. “Não é simplesmente fazer conteúdo, é necessário conhecer seu público, antecipar demandas e tendências e de fato se comunicar com sua comunidade. Quando era apenas criador de conteúdo, sentia falta dessa visão de negócios e foi assim que nasceu a Curta. Somos mais que um hub de influenciadores para influenciadores, somos transformadores do setor de marketing de influência e impulsionadores da economia criativa”, explica Pedro Gelli, CEO e co-fundador da Curta.
O influenciador se uniu a Lucas Continentino e Vitor Rabello para criar a startup, que completa três anos de mercado. “Vivemos um boom da economia criativa, onde a cada dia surgem novos criadores de conteúdo. Agora, é essencial profissionalizar o setor, em respeito ao público e às marcas, de maneira que haja responsabilidade nas redes sociais e estratégias bem-sucedidas, engajando e conectando o público sem perder a originalidade dos creators”, Lucas Continentino, co-fundador da Curta.
A partir do ranking, é possível perceber a mudança do perfil de quem consome mais conteúdos no YouTube. Até mesmo o canal CazéTV, em ano de Olimpíadas, foi ultrapassado pelo público infantil. “Os jovens até pouco mais de uma década atrás eram apaixonados por personagens de desenhos e filmes famosos, agora são as redes sociais que possuem mais audiência. Com isso, o criador de conteúdo se torna figura de influência junto aos públicos infantis e infanto-juvenis. Esses influenciadores precisam transitar no ecossistema de possibilidades que são abertas a eles, deixando de ser apenas pessoas e se tornando verdadeiros personagens que permeiam o imaginário do seu público em diferentes plataformas, seja no online ou no offline. A Curta veio para apoiar essa importante transformação do mercado de entretenimento e mídia brasileiro”, ressalta o co-fundador da Curta, Vitor Rabello.
YouTube é a nova Disney das crianças
Crianças de 2 a 11 anos assistiram três vezes mais conteúdo no YouTube do que no Disney+, isso é o que mostra uma pesquisa da Nielsen com o portal Business Insider. Em abril deste ano, 23,3% assistiam YouTube, enquanto Disney+ era visto por apenas 7,6% do público. A queda do serviço da Disney+ de 2023 para 2024 foi de 0,3%, enquanto o aumento da presença do YouTube nos lares com crianças foi mais expressivo: 3,9%. Além disso, 60% dos assinantes do streaming da gigante do entretenimento são adultos sem crianças.