[Internacional]
O governo sul-coreano reservou cerca de US$ 1 bilhão (KRW 1,5 trilhão) para fortalecer seu setor de animação nos próximos cinco anos, começando com US$ 140 milhões ainda este ano.
O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo detalhou esse investimento significativo em um “Plano Básico para a Promoção da Indústria de Animação”, que foi divulgado por veículos de imprensa locais, incluindo o The Korea Herald.
Uma das principais iniciativas do plano é a implementação de incentivos em dinheiro para coproduções internacionais de animação que sejam produzidas majoritariamente na Coreia e que atendam a uma série de outros critérios. De forma geral, o Ministério quer diversificar a produção do país e expandir para formatos com alto potencial, como animações para o público jovem adulto, curtas-metragens (pensados para aplicativos de conteúdo rápido) e adaptações de webtoons.
O investimento também será usado para enfrentar o que são vistos como desafios “estruturais” do setor de animação, o que pode se traduzir em mais esforços de localização com apoio governamental — como dublagens e legendagens — e melhorias nas condições de produção. Além disso, está nos planos ampliar a presença internacional do setor por meio de estandes conjuntos em mercados de animação do Sudeste Asiático e campanhas de marketing globais.
O momento parece ideal para uma iniciativa como essa, já que a animação asiática está tendo um grande destaque global neste ano, graças a bilheterias expressivas de produções como Ne Zha 2, da China, e Jumbo, da Indonésia. Localmente, o filme de temática cristã King of Kings, produzido pelo estúdio sul-coreano Mofac Studios, já arrecadou US$ 53,6 milhões desde sua estreia em 11 de abril. E no outono passado, o longa sul-coreano Heartsping: Teenieping of Love (foto), da SAMG, tornou-se um dos filmes de animação em CG com maior bilheteria da região, vendendo mais de um milhão de ingressos.
Fonte: Kidscreen