O fanatismo por séries, filmes e games tem crescido, graças aos valores da geração y e os avanços tecnológicos. As empresas aproveitam esse fato para lucrar e vender seus royalties a preço de ouro.
O royalty é o valor cobrado para que uma personagem ou marca estampe um determinado produto, assim como ocorre comumente em itens de uso cotidiano. Antigamente somente os produtos para crianças possuíam essas estampas, hoje os adultos são os maiores consumidores.
O avanço tecnológico deixou o alcance ao entretenimento mais rápido e fácil, isso fez as pessoas se afeiçoarem com os personagens. Antes eram necessárias várias horas para se locomover até o cinema e muitas pessoas não possuíam esse tempo.
Agora, em uma ida ao trabalho um episódio, de uma determinada série, pode ser assistido dentro do ônibus. Pela pequena e eficiente tela de um smartphone. Essa situação é perfeita na visão dos empresários.
Eles licenciam um personagem, aumentam o valor do produto e vendem como água. Já que os adultos não são muito econômicos com itens colecionáveis. No Brasil, os campeões de venda são os ratinhos Mickey e Minnie, mas em seguida chegam os heróis da Marvel. Juntos eles compõem a maior fatia de venda royalties.
Em uma entrevista à Revista Época a diretora de marketing da Disney, Claudia Neufeld, explicou o sucesso. “A Marvel tem atraído muito as meninas em um movimento contemporâneo impulsionado pelos filmes Capitã Marvel e Pantera Negra. Os super-heróis estão crescendo independentemente do gênero. As princesas, por sua vez, atraem meninas e mulheres. Pesquisas de mercado mostram que dos 15 personagens favoritos de mulheres de 13 a 15 anos, cinco são princesas. E os live-actions que estão sendo lançados trazem as princesas do passado empoderadas. É um resgate do passado para os adultos de hoje”, comentou a expert.
Setor que mais vende produtos licenciados
Os produtos licenciados estão espalhados por todos os setores de mercado, mas pela frequência de compra e necessidade, os mercados são os mais procurados. Neles é possível encontrar um macarrão da Turma da Mônica ao mesmo tempo que As Princesas estampam os pacotes de pães.
Eles fornecem descontos tentadores para os fãs, já que a demanda é grande e o retorno também. Logo, os que desejam esses itens podem ficar atentos as ofertas das grandes redes varejistas.
No exterior os supermercados também são os mais acessíveis. Nos Estados Unidos, o Walmart vende os produtos da Disney, por menos da metade do valor dos parques. Os visitantes costumam visitar o comercio e chegar ao local já uniformizados com a temática de seus personagens favoritos.
Em Portugal, não é diferente. As grandes redes podem ter suas ofertas monitoradas pelo site https://suaspromos.pt/conforama-promoções, o campeão entre os lusitanos, já que reúne as melhores marcas em um só lugar.
Essas lojas possuem os lançamentos de jogos, brinquedos, roupas e outros itens colecionáveis. Com os cartões de fidelidade os consumidores podem contar com descontos ainda maiores e promoções diferenciadas, além dos já conhecidos cupons.
Fonte: Galáxia Nerd – 23/5/2019.