País registra milhões em vendas em diversos segmentos
Com a grande final da NFL se aproximando, no próximo dia 9 de fevereiro, a edição de 2025 do Super Bowl promete atrair os olhares dos brasileiros para um esporte que, a cada ano, conquista mais espaço no país. O Futebol Americano tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros, com um crescimento expressivo em diversas categorias, como vestuário, itens colecionáveis e produtos licenciados.
Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, mostram que, em 2024, a modalidade impulsionou a venda de brinquedos no Brasil. A comercialização de itens da NFL registrou um aumento de 212% no faturamento em comparação com 2023, com um crescimento de 280% em unidades. A maior parte desse aumento se deu na categoria de figuras de ação colecionáveis, o que revela o crescente interesse pelo esporte e pela cultura da NFL no país, principalmente entre os aficionados e colecionadores.
O mercado de Futebol Americano também tem se destacado no setor de vestuário brasileiro. De acordo com dados da Segmenta, empresa que atua em parceria com a Circana, de janeiro a novembro de 2024, o setor teve um aumento de 27% em faturamento e 55.2% em unidades, com destaque para o mês de setembro, que apresentou o maior crescimento anual (161,1%), impulsionado pela realização de um jogo da NFL em São Paulo. As camisetas, em especial as de times da NFL, continuam sendo os produtos mais vendidos, com um crescimento de 37,7% em faturamento e 65,3% em unidades.
Além disso, o esporte segue ganhando mais visibilidade e novas oportunidades com o lançamento de produtos voltados para o público brasileiro. Um exemplo disso é o lançamento do baralho oficial da NFL, em parceria com a fabricante Copag, previsto para este ano. Este é mais um indicativo de como o Futebol Americano segue ampliando suas fronteiras no mercado nacional.
“A NFL tem tido cada vez mais espaço no território brasileiro. Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado da principal liga de futebol americano do planeta, somente atrás dos Estados Unidos e do México. O entusiasmo pelo Super Bowl LIX, que será transmitido para milhões de brasileiros, apenas reforça o potencial de expansão do Futebol Americano no Brasil, onde mais fãs estão se apaixonando pelo esporte e por seus produtos licenciados. Além disso, com o aumento do consumo de produtos da NFL e a realização de eventos internacionais, o Brasil caminha para se consolidar ainda mais como um mercado relevante para o Futebol Americano.”, analisa Guilherme Bocchi, gerente de contas da Circana.