Crescimento de 26% nas vendas de blocos de montar aponta tendência de presente para o Dia das Crianças

Circana aponta que vendas online crescem e canais generalistas seguem dominando a segunda data mais relevante do mercado de brinquedos

Se no Natal o Papai Noel reina absoluto, no Dia das Crianças quem brilha são os canais generalistas, lojas que vendem outros produtos, além de brinquedos. Dados da Circana, consultoria global, líder em tecnologia, inteligência artificial e dados, mostram que, em 2024, eles concentraram 59% das vendas de brinquedos, enquanto no Natal os canais especialistas é que lideraram com 51%. A segunda data mais importante para o setor revela ainda, um consumidor que gasta menos em relação a dezembro, mas privilegia categorias de forte apelo entre os pequenos.

O tíquete médio em outubro de 2024 foi de 70 reais, cerca de 10% menor do que durante o Natal, que registrou 78 reais. Mesmo com uma retração de 3% nas vendas, em comparação a 2023, algumas supercategorias avançaram no período. Jogos e quebra-cabeças cresceram 5%, veículos tiveram alta de 4% e blocos de montar foram o grande destaque, com salto de 26%. A tendência se repete em 2025, confirmando o fôlego da categoria. As bonecas também ganharam protagonismo. Em relação a setembro, mês de menor sazonalidade, o segmento aumentou três pontos de participação e chegou a 21% das vendas no Dia das Crianças.

O comércio eletrônico também fortaleceu sua importância na data. O canal registrou crescimento de 13% em 2024 e passou a representar 19% das vendas de brinquedos, enquanto o varejo físico recuou 6%. Os blocos de montar se destacaram nos dois ambientes, com alta de 20% nas lojas físicas e 40% no online. “O Dia das Crianças tem uma dinâmica própria. Enquanto o Natal concentra compras de maior valor em lojas especializadas, outubro mostra a força dos generalistas e categorias ligadas à criatividade. Blocos de montar são o símbolo desse movimento. Aliam preço competitivo, valor educativo e diversão que se prolonga. O avanço do e-commerce também confirma que a jornada digital está se tornando natural para o consumidor de brinquedos”, analisa Célia Bastos, diretora executiva da Circana.

Às vésperas do Dia das Crianças de 2025, a expectativa é de que o mercado mantenha a combinação de acessibilidade, praticidade e inovação. Blocos de montar, bonecas e jogos seguem como protagonistas da temporada, reforçando o papel da data como um dos momentos mais vibrantes do calendário do varejo de brinquedos.