Dados sobre a puericultura nos EUA [Exclusivo EP Grupo]

Reconhecida por seu papel de destaque no monitoramento dos mercados de brinquedos e beleza, a Circana anuncia a ampliação de sua atuação no Brasil com o início do acompanhamento da categoria de puericultura – que engloba produtos e itens destinados ao cuidado e ao bem-estar de bebês e crianças pequenas. A iniciativa reforça a estratégia da empresa de consolidar sua presença em mercados promissores, além de expandir sua operação no País.


Pueri Expo 2025. Divulgação

MONITORAMENTO DA CATEGORIA NO BRASIL PROMETE TRANSFORMAR A
FORMA COMO MARCAS ACOMPANHAM VENDAS, PREÇOS E DISTRIBUIÇÃO

Como parte dessa movimentação, Célia Bastos, diretora executiva da Circana, palestrou na Arena do Conhecimento, durante a Pueri Expo 2025 – a principal feira de negócios voltada ao setor de puericultura no Brasil, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo a palestra da executiva, “O mercado de puericultura nos EUA: Insights para o Brasil”, o mercado de puericultura norte-americano movimentou US$ 10 bilhões em 2024.
Apesar da retração de 6% no faturamento e 3% no volume de vendas no ano passado, o setor mostrou importantes movimentos de adaptação. O e-commerce se consolidou como
o principal canal de vendas, concentrando 57% do faturamento da categoria, o maior índice entre todas as indústrias monitoradas.

As análises revelaram também que, mesmo em um cenário de desaceleração demográfica, com um registro de queda de 7% nos nascimentos nos EUA, entre 2012 e 2022, categorias
como assentos de carro (+2%) e mamadeiras e bicos (+5%) conseguiram registrar crescimento em receita em 2024.

Entre os segmentos mais impactados negativamente estão móveis infantis e artigos de cama, refletindo a mudança nas necessidades das famílias. “Produtos que precisam ser trocados, que há recompra, como  mamadeiras, bicos e assento de carro – que devem ser trocados de acordo com o tamanho da criança – estão indo muito bem. Já os demais produtos, não registraram crescimento”, afirmou Célia.

“Produtos que precisam ser trocados, que há recompra, como mamadeiras, bicos e assento de carro – que devem ser trocados de acordo com o tamanho da criança – estão indo muito bem. Já os demais produtos, não registraram crescimento”.

A Circana destacou ainda o desempenho de fabricantes e marcas: enquanto o mercado geral enfrentou retrações, 4 dos 10 maiores fabricantes e 5 das 10 principais marcas ganharam participação de mercado, impulsionados principalmente por inovação e adaptação às novas dinâmicas de consumo. Licenças de produtos também se mostraram resilientes, com crescimento de 5% entre as 10 principais, contrastando com a queda de 19% do mercado restante.

Com base nesse panorama e atenta à evolução do mercado brasileiro, a empresa anunciou o lançamento do Painel de Varejo de Puericultura no Brasil, México e Canadá, previsto para julho de 2025. O painel brasileiro vai monitorar vendas, preços e distribuição em mais de 2.800 lojas e 29 redes no País, oferecendo ao mercado local uma visão inédita e estratégica para tomadas de decisão mais assertivas.

A participação da Circana na Pueri Expo 2025 reforça seu compromisso em transformar complexidade em clareza, conectando dados e inteligência de mercado para impulsionar o crescimento de seus parceiros. A partir de experiências internacionais e da construção de novos painéis locais, a companhia se consolida como aliada estratégica para a evolução do varejo no Brasil.