Globo, Sanrio, Redibra e Discovery falaram sobre suas marcas e possibilidades
Por Jéssica Lima, do EP Grupo
Nesta terça-feira (21) foi o segundo dia da LicensingCON Week com as apresentações de Alfredo Soares (VTEX), Globo, Sanrio, Redibra, Discovery e, para fechar, Vivianne Vilela (E-Commerce Brasil), com Núbia Mota (Magento). Das 13 às 19h aconteceram as rodadas de negócios.
Alfredo Soares, sócio da Vtex, abriu o evento para falar da importância de uma marca ter valores, citou cases de gestão 4.0 e falou da negligência de empresários brasileiros com relação a transformação digital.
Em seguida, Sabrina Freitas, consumer products head na Globosat, mostrou diversos dados sobre consumo e revelou que as categorias que terão prioridades assim que a pandemia acabar serão: moda, calçados, cosméticos, móveis, entre outros.
Sabrina contou que a Globo passou por transformações internas que podem gerar mais oportunidades de negócios, mostrou cases e falou sobre os diferentes tipos de produtos que podem ser trabalhados em cada franquia.
Sua apresentação também destrinchou as marcas da empresa na categoria lifestyle, como o canal Off e a GNT. Na categoria infantil, falou sobre Detetives do Prédio Azul, Power Players, Miraculous, Senninha e os Cavalinhos do Fantástico. Na categoria games, focou em Siege, Just Dance e Cartola FC.
Renata Pereto, gerente de marketing da Sanrio, mostrou os caminhos para se construir uma love brand, como a Hello Kitty. Falou sobre o programa Hello Kitty Lover, sobre o crescimento dos canais na personagem e sua presença em grandes eventos como a Comic Con e o Festival do Japão.
A Hello Kitty também participou de ações sociais como Teleton, fez parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) através do projeto Hello Global Goals, foi protagonista da campanha para manter distanciamento e uso de máscaras no metrô de São Paulo e da campanha Camiseta do Bem, da Japan Society.
Renata mostrou a presença da personagem nos mais variados tipos de produtos e empresas. Hello Kitty, ícone da cultura japonesa, ganhou até um restaurante temático da Eat Asia, no bairro da Liberdade, centro da capital paulista. Foi mostrado como se cria uma linha de produtos e anunciado as parcerias que estão por vir.
David Diesendruck, CEO da Redibra, abriu sua apresentação com algumas reflexões, contou sobre o RLab, uma espaço de mentoria e inovação no licenciamento da Redibra, falou do canal Totoykids, Any Malu, Netflix e Now United.
Para representar a Discovery, Carolina França, head of consumer products da empresa, começou mostrando as paixões das pessoas por velocidade, aventura e viajar, por exemplo, e o quanto essas paixões estão relacionadas a necessidades psicológicas fundamentais.
A Discovery fechou o semestre como líder de audiência de tv por assinatura no horário nobre. Carolina explicou a diferença entre licenciamento tradicional e promocional, e falou, principalmente, sobre as possibilidades de se trabalhar com o canal Animal Planet.
Por fim, Vivianne Vilela (E-Commerce Brasil) e Núbia Mota (Magento) deram insights valiosos sobre os caminhos do e-commerce e de como ele ajudou a fortalecer as vendas no varejo. Elas citaram a própria Magento, a Riachuelo e a Disney como empresas que encontraram boas saídas digitais para driblar o isolamento social.