Circana projeta um 12 de junho sensorial e altamente estratégico para as vendas
O amor está nos detalhes e nas escolhas de consumo também. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, revelam que o clima romântico do mês dos namorados impulsionou as vendas do setor de beleza e brinquedos no Brasil, em junho de 2024. Só no canal seletivo de beleza, o faturamento chegou a 380 milhões de reais, com mais de 1 milhão de unidades vendidas, um crescimento de 22% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Entre as estrelas da temporada, as fragrâncias masculinas roubaram a cena com um salto de 41% nas vendas em comparação a abril do mesmo ano, mês não sazonal. O trio mais apaixonante das vitrines foi formado por Sauvage (Dior), 1 Million (Rabanne) e 212 Vip Men Black (Carolina Herrera). A categoria chegou a aumentar sua participação no mercado total em 4,3 pontos percentuais no período analisado.
Outro destaque do segmento de beleza de prestígio foram os kits, especialmente os de fragrância feminina, que registraram um crescimento de 24%, em junho de 2024, se comparado com o ano anterior. No total, os kits representaram 7% das subcategorias analisadas, reforçando o apelo dos presentes completos e prontos para embalar o coração e o consumidor.
E quando o assunto é presente fofo, o mercado de brinquedos mostrou que o clássico ainda tem vez. As pelúcias tiveram um crescimento de 32% nas duas semanas que antecederam o Dia dos Namorados de 2024, em comparação com semanas anteriores. Para completar o pacote, o preço médio das pelúcias caiu 14% nesse período.
“As fragrâncias são escolhas muito pessoais, que despertam emoções e criam memórias olfativas duradouras. Um perfume pode remeter a um momento, a uma pessoa ou a uma história compartilhada, o que o torna um presente com forte carga afetiva. Assim como as pelúcias, são formas simbólicas de expressar carinho. Mesmo diante de desafios econômicos, vemos que os consumidores continuam buscando maneiras emocionais e significativas de presentear. Marcas que entendem esse comportamento têm uma excelente oportunidade de criar conexões reais com seu público, especialmente em datas como essa”, analisa Ana Weber, diretora de varejo da Circana.
Com corações aquecidos e carrinhos cheios, o Dia dos Namorados segue como uma das datas mais queridas e rentáveis do varejo brasileiro.