Disney bate US$ 63 bilhões em vendas como a maior licenciadora do planeta

Produtos licenciados estão por toda parte: nas roupas que usamos, nos brinquedos das crianças, nas mochilas, nas embalagens de produtos dos mais diversos tipos e até nos aplicativos do celular. São itens do dia a dia que carregam marcas conhecidas e personagens populares, movimentando um mercado que cresce a cada ano e se reinventa para acompanhar os gostos do público. Mas você tem ideia de quanto esse setor movimenta por ano?

Um novo levantamento da revista License Global mostrou que os produtos licenciados movimentaram mais de 300 bilhões de dólares em 2024. Desse total, a Disney foi responsável por mais de 20%, com vendas estimadas em US$ 63 bilhões no ano passado.

O dado faz parte do relatório Top Global Licensors 2025, divulgado nesta quinta-feira (31), que analisa o desempenho das principais marcas no mercado de licenciamento. A Disney manteve a liderança global entre os maiores licenciadores, repetindo praticamente o mesmo resultado do ano anterior.

Completando o top 10 estão: Authentic Brands Group (US$ 32 bilhões), Dotdash Meredith (US$ 26,7 bilhões), NBCUniversal (US$ 17 bilhões), Hasbro (US$ 16,1 bilhões), Warner Bros. Discovery (US$ 15 bilhões), The Pokémon Company (US$ 12 bilhões), Bluestar Alliance (US$ 10 bilhões), Mattel (US$ 8,8 bilhões) e Sanrio (US$ 8,4 bilhões).

 

Ranking 2025 Grupo Vendas varejo 2024 Vendas varejo 2023 2024 Rank Mudança de posição
1 The Walt Disney Company US$ 62B US$ 62B 1
2 Authentic Brands Group US$ 32B US$ 28B 2
3 Dotdash Meredith US$ 26.7B US$ 26.4B 3
4 NBCUniversal US$ 17B US$ 11.5B 6
5 Hasbro US$ 16.1B US$ 14.1B 5
6 Warner Bros. Discovery US$ 15B US$ 15B 4
7 The Pokémon Company International US$ 12B US$ 10.8B 7
8 Bluestar Alliance US$ 10B US$ 8.5B 8
9 Mattel US$ 8.8B US$ 8.5B 9
10 Sanrio US$ 8.4B US$ 5.1B 14

 

A análise considera o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, com base em dados fornecidos pelas próprias empresas ou estimativas feitas a partir de fontes do setor.

 

Somando os resultados das dez empresas que lideram o ranking, as vendas no varejo ultrapassaram US$ 1 trilhão nos últimos cinco anos, segundo a License Global. Os segmentos que mais cresceram no último ano continuam sendo roupas, brinquedos e alimentos.

O setor de vestuário aparece como prioridade para 70% dos donos de marcas, seguido por brinquedos e jogos (54%) e alimentos e bebidas (52%), que ganharam espaço na estratégia das marcas.

O relatório indica uma mudança no comportamento do consumidor, com os millennials liderando as compras de produtos licenciados em 2024, mas com a expectativa de que a Geração Z os ultrapasse em 2025-2026. O estudo também destaca a tendência das marcas em oferecer experiências integradas, reforçando o vínculo com o consumidor, que prioriza marcas de valor pessoal, criando fidelidade além das forças tradicionais do mercado.