DISNEY CELEBRA OS 80 ANOS DE ZÉ CARIOCA EM 2022

O personagem mais brasileiro da Disney comemora 80 anos de sua primeira aparição oficial em 24 de agosto de 1942, data de lançamento do filme “Alô Amigos” 

O ano era 1941. Walt Disney visitava o Rio de Janeiro e outros países da América do Sul como fonte de pesquisa para os próximos conteúdos da The Walt Disney Company. A viagem o inspirou a criar um personagem brasileiro, o Zé Carioca.

Zé Carioca estreou oficialmente em 24 de agosto de 1942 no Rio de Janeiro, na primeira exibição mundial do filme “Alô Amigos”. O enredo apresenta Zé Carioca recebendo Pato Donald durante sua viagem ao Brasil e passeando com ele pela América Latina apresentando as culturas dos locais.

Inspirado no povo brasileiro, o personagem é alegre, criativo, divertido, hospitaleiro e batalhador, e – apesar de ter voltado às telas de cinema em outros dois longas-metragens clássicos “Você Já Foi à Bahia?” (The Three Caballeros, 1944) e “Tempo de Melodia” (Melody Time, 1948) – suas aventuras tiveram continuidade e sucesso mesmo nos quadrinhos, os quais apareceu vivendo nos morros do Rio de Janeiro, comendo feijoada e jogando futebol, além de contar também com novos personagens, diferentes tramas e parentes de outras regiões do país.

Em outubro de 1942, o personagem foi parar nos jornais americanos, que publicaram suas histórias ao longo de 104 páginas dominicais coloridas. As aventuras de Zé Carioca também começaram a sair no Brasil a partir da revista em quadrinhos infanto-juvenil O Globo Juvenil nº 878 (O Globo, 2 de fevereiro de 1943) e mais tarde passaram a ser publicadas pela Editora Abril.

A crescente popularidade do personagem ao longo dos anos fez, inclusive, com que a Abril decidisse que, a partir de janeiro de 1961, todas as edições ímpares de ‘O Pato Donald’, até então uma publicação semanal, passariam a se chamar ‘Zé Carioca’. Da vasta produção de HQs Disney pela Editora Abril, quase um terço contou com presença do papagaio. Foram mais de duas mil histórias e gags. E, desde 2020, as histórias de Zé Carioca são criadas, produzidas e publicadas pela Editora Culturama.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui