DISNEY DOA US$ 50 MIL PARA GRUPO NÓS DO MORRO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL DA COMUNIDADE DO VIDIGAL NO RIO DE JANEIRO

A doação faz parte das ações atreladas à celebração dos 80 anos de Zé Carioca e contribui para a capacitação de 110 jovens na área de produção audiovisual e faz parte dos esforços da empresa no âmbito de seu propósito relacionado a responsabilidade social corporativa.

 Este ano, a Disney celebra os 80 anos desde a primeira aparição oficial de Zé Carioca, que aconteceu no filme “Alô Amigos” (1942). Entre as ações comemorativas, a The Walt Disney Company Brasil acaba de anunciar a doação de US$ 50 mil (R$ 267.5 mil) para o Grupo Nós do Morro, associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986, que tem como objetivo proporcionar o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos.

 

O grupo foi escolhido também por estar localizado no lar do personagem mais brasileiro da Disney, no Rio de Janeiro (RJ), onde Zé Carioca aparece nos quadrinhos vivendo suas aventuras nos morros cariocas, comendo feijoada e jogando futebol. A contribuição será destinada aos projetos de capacitação de produção audiovisual da organização, prevendo atender 110 jovens.

 

Grupo Nós do Morro oferece atividades e cursos nas áreas de teatro e cinema, com oficinas especiais de Direção de Arte e Cenografia, Edição e Montagem, Maquiagem e Caracterização, Produção Executiva para o Audiovisual, Oficina de Roteiro, entre outros. As aulas são oferecidas de forma gratuita para alunos a partir dos sete anos de idade, sendo destinadas prioritariamente à comunidade do Morro do Vidigal, onde o grupo é sediado.

 

A doação faz parte do compromisso da The Walt Disney Company com as comunidades locais em promover o bem-estar integral das pessoas, inspirando um mundo melhor através do poder das histórias.

 

Celebrando os 80 anos de Zé Carioca

Além da doação ao Grupo Nós do Morro, as comemorações começaram em agosto e se estendem até julho de 2023, com diversas ações e ativações. A primeira delas foi lançamento de uma música cantada pelo sambista Xande de Pilares com um videoclipe dedicado. A canção foi composta a partir dos atributos de Zé Carioca, que são também características que representam muito bem o povo brasileiro, recebendo, portanto, o título de “Os Zés do Brasil”.

 

Grandes marcas como Renner, FARM, Colorama, Pernambucanas, Havaianas, Vivara, Regina Festas, entre outras, estão lançando coleções temáticas de produtos licenciados, e conteúdos especiais, filtros e stickers também estão disponíveis nas Redes Sociais da Disney Brasil.

 

Claro que, novas histórias em quadrinhos serão lançadas, como o livro “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia”, já disponível no mercado, e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, com lançamento em breve. Além disso, nas publicações regulares mensais da Editora Culturama, haverá uma nova história “Um jovem chamado Zé” no Grande Almanaque Disney, em novembro de 2022.

 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui