E-commerce impulsiona vendas de puericultura nos EUA

Monitoramento da categoria no Brasil promete transformar a forma como marcas acompanham vendas, preços e distribuição

A Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, marcou presença na Pueri Expo 2025, principal feira de negócios de puericultura do Brasil, nesta segunda-feira (28) no Expo Center Norte, em São Paulo. A participação da empresa culminou na apresentação especial de Célia Bastos, diretora executiva da Circana, na Arena do Conhecimento, no segundo dia de evento.

Segundo a palestra da executiva, “O Mercado de Puericultura nos EUA: Insights para o Brasil”, o mercado de puericultura norte-americano movimentou US$ 10 bilhões em 2024. Apesar da retração de 6% no faturamento e 3% no volume de vendas no ano passado, o setor mostrou importantes movimentos de adaptação. O e-commerce se consolidou como o principal canal de vendas, concentrando 57% do faturamento da categoria, o maior índice entre todas as indústrias monitoradas.

As análises revelaram também que, mesmo em um cenário de desaceleração demográfica, com um registro de queda de 7% nos nascimentos nos EUA, entre 2012 e 2022, categorias como assentos de carro (+2%) e mamadeiras & bicos (+5%) conseguiram registrar crescimento em receita em 2024. Entre os segmentos mais impactados negativamente estão móveis infantis e artigos de cama, refletindo a mudança nas necessidades das famílias. “Produtos que precisam ser trocados, que há recompra, como mamadeiras, bicos e assento de carro – que devem ser trocados de acordo com o tamanho da criança – estão indo muito bem. Já os demais produtos, não registraram crescimento”, afirmou Célia.

A Circana destacou ainda o desempenho de fabricantes e marcas: enquanto o mercado geral enfrentou retrações, 4 dos 10 maiores fabricantes e 5 das 10 principais marcas ganharam participação de mercado, impulsionados principalmente por inovação e adaptação às novas dinâmicas de consumo. Licenças de produtos também se mostraram resilientes, com crescimento de 5% entre as 10 principais, contrastando com a queda de 19% do mercado restante.

Com base nesse panorama e atenta à evolução do mercado brasileiro, a empresa anunciou o lançamento do Painel de Varejo de Puericultura no Brasil, México e Canadá, previsto para julho de 2025. O painel brasileiro vai monitorar vendas, preços e distribuição em mais de 2.800 lojas e 29 redes no país, oferecendo ao mercado local uma visão inédita e estratégica para tomadas de decisão mais assertivas.

A participação da Circana na Pueri Expo 2025 reforça seu compromisso em transformar complexidade em clareza, conectando dados e inteligência de mercado para impulsionar o crescimento de seus parceiros. A partir de experiências internacionais e da construção de novos painéis locais, a companhia se consolida como aliada estratégica para a evolução do varejo no Brasil.