PROTAGONISMO CONSOLIDA A COMPANHIA COMO UMA DAS PRINCIPAIS MARCAS DE BRINQUEDOS BRASILEIRAS
A Elka Plásticos foi fundada em julho de 1955 por Eliano Kapaz, um visionário imigrante sírio-libanês, cuja jornada empresarial começou ao ter ajudado seu pai em uma loja de tecidos. Com uma visão empreendedora única, aos 16 anos, Eliano percebeu que apenas vender não seria suficiente para transformar sua visão em realidade. Essa percepção o levou a iniciar uma pequena tecelagem, antecipando mudanças e oportunidades emergentes no mercado.
À medida que o mercado de utensílios domésticos se tornava cada vez mais competitivo, a Elka, impulsionada por sua veia inovadora e criativa, reconheceu que poderia agregar muito mais valor ao migrar para o setor de brinquedos. “Esta decisão se mostrou não apenas transformadora, mas também crucial para a consolidação da Elka como uma das principais marcas do setor. Nos anos seguintes, a empresa não só enfrentou desafios, mas também os superou, inovando constantemente e lançando produtos que cativaram a imaginação de crianças de diferentes gerações”, conta Eduardo Kapáz Junior, diretor comercial e de marketing.
Ao longo de seus 70 anos de história, a companhia evoluiu de um empreendimento cuidadosamente observado por um jovem sonhador a uma marca de renome, mantendo-se sempre fiel ao seu compromisso de integrar diversão e aprendizado na experiência infantil. “Esta trajetória é marcada por uma constante busca por inovação, qualidade e uma profunda paixão por enriquecer o universo das crianças com produtos memoráveis que estimulam a imaginação e o desenvolvimento”, afirma o diretor.
Hoje, a Elka não celebra apenas suas numerosas conquistas passadas, mas também olha para o futuro com a mesma paixão e dedicação que Eliano Kapaz demonstrou desde o início da sua inspiradora jornada. Sobre as principais conquistas ao longo desses anos, Eduardo analisa: “O principal objetivo de uma empresa de brinquedos é criar produtos que façam parte do universo das crianças. Nesse sentido, a Elka tem muito a se orgulhar, pois lançou produtos que marcaram a vida de diversas crianças ao longo de várias gerações nesses 70 anos. Seus incríveis blocos Pinos Mágicos, Montatudo, e itens como os carrinhos de boneca, carrinhos de supermercado Lev Pag, as cestas de compras e os acessórios de cozinha (como a Geladeira Brisa e o Fogão Foguinho), além dos caminhões Scania e Volvo, suas guitarras e violões, e, mais recentemente, bonecos como a girafinha GinaGirafa, a Fadinha Flora e o insaciável Dino Papa Tudo, fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras”.
“Juntamos toda a criatividade do nosso time de desenvolvimento para trazer sempre um diferencial, mas sem abrir mão de levar as crianças e toda família diversão com desenvolvimento, sem esquecer da qualidade e preços acessíveis.”
Sem dúvida, esse protagonismo consolidou a Elka como uma das principais marcas de brinquedos brasileiras, sendo hoje a primeira marca brasileira no segmento primeira infância e se destacando entre as principais empresas no segmento de jogos. “Esses fatos nos enchem de orgulho e nos inspiram a continuar nessa jornada”, afirma Eduardo. Na atual linha da companhia estão os brinquedos das categorias de bebê, primeira infância, pré-escolar, artes, jogos e quebra-cabeças, externos e esportivos. “A linha da Elka possui 150 itens atualmente e todo ano lançamos cerca de 30 novos produtos.” Para realizar a escolha dos produtos a serem produzidos, a companhia busca a todo o momento se atualizar sobre as tendências do mercado e das licenças mais amadas pelas crianças. “Juntamos toda a criatividade do nosso time de desenvolvimento para trazer sempre um diferencial, mas sem abrir mão de levar as crianças e toda família diversão com desenvolvimento, sem esquecer da qualidade e preços acessíveis.”
Os brinquedos mais procurados na atualidade, de acordo com o executivo, são: Dino Papa Tudo, Bonecos de Mickey, Minnie, Galinha Pintadinha, Peppa e Bluey, além dos jogos de ação, com destaque para o Jogo Tira Varetas de diversas licenças.
Para 2025, a Elka apresenta emocionantes novidades ao firmar novas parcerias estratégicas com gigantes do setor, como Mattel e Hasbro: “Isso permitirá a criação de produtos icônicos de Barbie, Hot Wheels e Baby Alive, expandindo nosso portfólio com marcas amadas mundialmente. Além disso, apresentaremos a nova Linha de Blocos Mágicos Disney, que incluirá blocos infantis das principais licenças Disney, encantando os pequenos fãs com mundos cheios de magia e diversão”, revela.
Como destaque adicional, a empresa trará uma variedade de lançamentos da querida série Bluey, proporcionando ainda mais motivos para as famílias se reunirem e brincarem. Outro marco importante será o lançamento do jogo Triominos, um fenômeno mundial que já vendeu mais de 30 milhões de unidades globalmente. “A partir de agora, Triominos será produzido e distribuído no Brasil pela Elka, trazendo essa renomada experiência de jogo para o público brasileiro.”
Eduardo finaliza comentando sobre a perspectiva da companhia para este ano: “Nossa expectativa é de um crescimento de 15% ao ano”.