[Internacional ]
Para acompanhar as tendências em constante mudança, as empresas estão ampliando suas linhas de produtos em uma tentativa de atrair uma gama maior de consumidores.
Muitas vezes, essa mudança é feita por necessidade – como a marca de moda britânica Cath Kidston, que saiu da falência com novos proprietários e planeja licenciar seus designs para roupas e artigos domésticos sob um acordo com a Beanstalk. A designer floral britânica Moonpig Flowers lançou recentemente buquês com estampas Kidston.
Mas, cada vez mais, o principal impulsionador é aumentar a receita alcançando um público mais amplo e talvez se afastar de estratégias testadas e comprovadas. A indústria de brinquedos The Noble Collection, por exemplo, lançou BendyFigs, figuras colecionáveis de plástico licenciadas que, em alguns casos, têm os mesmos designs dos produtos premium de metal e latão da empresa, mas a um preço muito menor (abaixo de US $ 20).
O truque é navegar pela expansão para atender às novas expectativas sem desencorajar os devotos existentes de uma marca.
“É fundamental agora que as empresas apresentem novos fãs ao seu IP e entrem em novas distribuições de maneira que não entrem em conflito com seus negócios diários”, disse Julian Montoya, vice-presidente sênior da The Noble Collection, que está preparando Conjuntos de xadrez Minecraft e outros produtos para o outono, uma vez que se aventura em jogos pela primeira vez. “Muitas indústrias abandonaram o conceito de anos atrás de que inovação significava tecnologia, e agora é só encontrar novas maneiras de levar produtos e marcas aos consumidores.”
Essa ampliação também pode incluir testar as águas com licenciamento de entrada pela primeira vez. A MGA Entertainment, por exemplo, formou uma divisão de licenciamento para ajudar a acelerar a entrada no licenciamento com o lançamento de LOL Surprise Mini Sweets Dolls e acessórios que carregam marcas de doces licenciadas como Hershey’s Kisses, Chupa Chups, Smarties e Whoppers.
Esse esforço seguiu a entrada da MGA em NFTs com o desenvolvedor Animoca Brands, o jogo blockchain Bratz Lookz e um acordo com o desenvolvedor de plataforma digital Azerion para criar títulos baseados no LOL Surprise, Rainbow High e Na!, Na!, Na! Surprise!, a primeira das quais está prevista para este outono, disse o CEO Isaac Larian.
“Ao fazer pesquisas, descobrimos que, se colaborarmos com outras marcas complementares, isso realmente aumenta nossas vendas e ajuda nossas marcas”, disse Larian. “O negócio de brinquedos sobe e desce em média de 5 a 10% a cada ano e, para expandir o bolo e envolver mais pessoas, o licenciamento é outro caminho. Às vezes, as pessoas têm a mesma [afinidade] por uma marca que tinham quando crianças e isso é um meio de apresentá-la a uma nova geração.”
Essa estratégia de expansão funciona em todos os tipos de propriedades e categorias de produtos. A Gap e a Levi’s lançaram coleções DTR de artigos para o lar com Walmart e Target, respectivamente. A Brown-Forman Corp. e a The Coca-Cola Co. divulgaram planos para um coquetel de mistura enlatada combinando Jack Daniel’s Tennessee Whiskey com Coca-Cola, formalizando misturadores que estão em uso há anos. E a Hasbro está lançando seus primeiros brinquedos Dungeons & Dragons esta semana, expandindo a Wizards of the Coast – que adquiriu em 1999 – enquanto a empresa inicia as bases promocionais para o primeiro filme da franquia em março.
“Há tantas coisas disputando a atenção das pessoas agora que você precisa fazer coisas com seus produtos para destacá-los, e isso pode significar entrar em uma categoria inteira”, disse Montoya. “Você tem que se manter constantemente atualizado, caso contrário a concorrência vai passar você para trás.”