EMPRESAS E VAREJISTAS DE BRINQUEDOS mudam estratégias

Com a entrada em vigor das tarifas de importação dos EUA, as empresas de brinquedos estão se preparando para preços mais altos, mais estoque e um início tardio da redefinição de produtos no varejo para a temporada de festas de fim de ano, disseram executivos da indústria.

Isso ficou claro quando a Mattel , a Hasbro e a Jakks Pacific divulgaram os lucros do segundo trimestre na semana passada e reduziram as previsões de vendas para o ano.

Embora as tarifas recíprocas finais dos EUA sobre produtos importados estejam programadas para entrarem em vigor em 1º de agosto, as empresas de brinquedos estão baseando suas projeções nas da China (30%) e do Vietnã (20%), que são dois dos principais centros de fabricação do setor.

A Hasbro, por exemplo, obtém cerca de 50% de seus produtos da China e prevê que sua receita com produtos de consumo, que inclui licenças com Disney, World Wrestling Entertainment e outras, cairá de 5% a 8% neste ano, em comparação com uma estimativa anterior de declínio de 4% a 6%, disse a CFO Gina Goetter.

A Hasbro, por exemplo, obtém cerca de 50% de seus produtos da China e prevê que sua receita com produtos de consumo, que inclui licenças com Disney, World Wrestling Entertainment e outras, cairá de 5% a 8% neste ano, em comparação com uma estimativa anterior de declínio de 4% a 6%, disse a CFO Gina Goetter.

“Nos produtos cujos preços aumentaram, houve uma ‘redução significativa nas unidades vendidas’ e ‘apenas alguns’ mantiveram sua “produtividade unitária, apesar dos preços de varejo mais altos’.”

“Você verá muitas empresas e varejistas cautelosos com os estoques, e os consumidores terão um pouco de escolha, pois ainda estão muito sensíveis a promoções no momento.”

À medida que as empresas enfrentam a redução de receita, os preços no atacado estão sendo aumentados em diversas categorias de produtos. O valor exato não está claro, mas analistas projetam que, no caso da Jakks, na qual a maior parte dos produtos é vendida por menos de US$ 30, com base em um preço de atacado de US$ 15, as tarifas podem impulsionar os preços de varejo na faixa mais alta para cerca de US$ 35. Nos produtos cujos preços aumentaram, houve uma “redução significativa nas unidades vendidas” e “apenas alguns” mantiveram sua “produtividade unitária, apesar dos preços de varejo mais altos”, disse o CEO da Jakks, Stephen Berman.

A Mattel e a Hasbro também estão impondo aumentos de preços “seletivos”. Mas a Mattel não planeja aumentos de preços adicionais para o restante do ano, disse o CFO Paul Ruh.

“Haverá aumentos substanciais de preços, mas as empresas ainda estão negociando isso”, disse Eric Beder, CEO da Small Cap Consumer Research. “Mas não há dúvida de que os preços vão subir, e isso já aconteceu e vai continuar. Não é possível mudar a produção de brinquedos da China no curto prazo e, dadas as tarifas que estamos vendo no Vietnã e em outros lugares, não tenho certeza se faz sentido financeiro mudar a produção.”

Ao mesmo tempo, os varejistas adiaram a reposição de produtos de outono/feriado para o final de setembro (em comparação com o cronograma típico de julho a agosto). Eles também exigiram que os fornecedores mantivessem mais estoque, em vez do frete FOB (free-on-board) ou envio direto, como era costume no passado. Na Jakks, por exemplo, 70% de seus produtos são normalmente entregues em FOB, contra uma média do setor de menos de 50%.

Essa mudança no estoque foi reforçada pelo fato de a Mattel ter encerrado o segundo trimestre em 30 de junho com US$ 867,9 milhões em estoque, acima dos US$ 776,9 milhões do ano anterior, enquanto a Hasbro estava em US$ 417,1 milhões, contra US$ 357,6 milhões. O estoque da Jakks no segundo trimestre subiu de US$ 51,3 milhões para US$ 71,8 milhões.

“Você verá muitas empresas e varejistas cautelosos com os estoques, e os consumidores terão um pouco de escolha, pois ainda estão muito sensíveis a promoções no momento”, disse Chris Cocks, CEO da Hasbro. “Muitos produtos em alta estarão fora de estoque neste feriado, pois podemos não conseguir reabastecer por falta de estoque inicial.”

Para diminuir o impacto dos custos tarifários – a Mattel está projetando US$ 100 milhões para o ano, contra uma previsão anterior de US$ 275 milhões – as empresas estão transferindo alguns produtos do mercado dos EUA para regiões internacionais.

A Jakks, por exemplo, relatou um aumento de 40% nas vendas internacionais do segundo trimestre, para US$ 32,1 milhões, enquanto a Mattel registrou um aumento de 7%, para US$ 507,8 milhões. A Hasbro, por sua vez, assumiu uma provisão para impairment de ágio não monetário de US$ 1 bilhão, vinculada a uma “racionalização” de SKUs, alguns dos quais se tornaram não lucrativos devido às tarifas, disse Goetter. A Hasbro também está enviando mais produtos para os mercados internacionais, disse ela.

Em alguns casos, “os produtos não conseguiriam sobreviver a grandes aumentos [de preço] porque teriam sido colocados em um nível de preço que não seria aceitável para o consumidor”, disse Goetter.