A necessidade do público neurodivergente faz com que marcas repensem seus produtos a fim de inclusão e melhoria no aprendizado e dia a dia

A 37ª edição da feira Escolar Office Brasil trouxe diversas novidades para o mercado de papelaria, material escolar, de escritório e organização. Um dos pontos abordados durante o evento foi a necessidade de materiais desenvolvidos estrategicamente para crianças com necessidades específicas, como aquelas com TEA, TDAH, dislexia, displasia, entre outras condições que afetam o processo de aprendizagem e a experiência escolar. O stand da Maxcril trouxe como novidade uma linha inclusiva de réguas, adaptadas estrategicamente para crianças neurodivergentes.
“Foi um pedido do nosso consumidor final. Tanto os pais, quanto professores e escolas entravam em contato com a gente pedindo um material para aqueles que tem dificuldade de leitura. Através desse contato, nós identificamos essa necessidade no mercado e desenvolvemos uma linha que pudesse atender e melhorar o dia a dia de nosso público”, afirma Cibele Moreira, head marketing da Maxcril.
A “Régua Baixa Visão” é um produto adaptado com números em caixa alta. Já a “Régua Guia de Leitura” possui uma janela transparente que auxilia a leitura focando em uma linha por vez, reduzindo as distrações. O material pode ser utilizado na aprendizagem de crianças com TEA, TDAH, dislexia, dentre outros.
Já a marca Jandaia trouxe como novidade a linha “Jandaia para Todos”, que foi desenvolvido com a ajuda de três especialistas da Associação de Autistas. Como diferencial, a pauta off white com impressão preta, em diferentes modelos, são as características principais. Segundo a marca, a pauta ampliada tem apresentado bons resultados com crianças que enfrentam dificuldades motoras em razão do grau de autismo. Além da ajuda com os estudos, um dos lançamentos desta linha é o “Caderno de Emoções” que ajuda autistas não verbais a se comunicarem de modo alternativo.
Os cuidados da Jandaia vão além da neurodivergência, os canhotos também ganham um caderno pensado estrategicamente para uma escrita mais fluída. Com a espiral localizada no canto superior, a ideia é não atrapalhar o punho durante a escrita.
A linha Color Joy da Leonora contou com mais de 2 anos de estudos para ser desenvolvida e levou em consideração psicólogos, pais, famílias neurodivergentes, pedagogos, professores, dentre outros. A coleção traz uma linha completa, desde abafadores de ruídos até adaptadores de lápis e tesouras duplas. Toda a coleção foi elaborada considerando as particularidades dos alunos, dispensando ajustes por parte dos professores. Dentre alguns dos produtos desta linha, estão o giz de cera com encaixe no dedo, o adaptador de lápis, borracha ergonômica, colar mordedor sensorial, tesoura escolar dupla, dentre outros. A marca também recebeu o Prêmio de Excelência 2024 na categoria inovação, reconhecimento conquistado pela Leonora na edição anterior da Escolar Office.
A Tris dispõe da linha Mega, que foi a primeira linha de material escolar do Brasil a incluir o código universal ColorADD em seus produtos, tornando a percepção das cores mais acessível para pessoas daltônicas. Presente em itens como lápis de cor, hidrocor e gel clássico, o sistema funciona como “alfabeto das cores”, com símbolos que representam tonalidades e suas combinações, facilitando a identificação visual. A iniciativa fortalece o compromisso da marca com a diversidade e promove mais autonomia no ambiente escolar, onde reconhecer os tons corretamente faz toda diferença no processo de aprendizado.
A Winth conta com uma mochila sensorial que foi desenvolvida tanto para crianças neurotípicas quanto para crianças neurodivergentes, incluindo aquelas dentro do espectro autista. Com diferentes texturas, botões, zíperes e outros elementos interativos, a mochila estimula a autonomia, a concentração e o aprendizado por meio da exploração sensorial. Além disso, conta com isolamento térmico, ideal para manter lanches e bebidas na temperatura adequada durante passeios ou a rotina escolar.
Já a Xalingo apresentou a Linha de Desenvolvimento Xalingo que foi especialmente pensada em facilitar o aprendizado e a evolução das crianças. São brinquedos que estimulam atenção, concentração, foco e memória, tonando-se uma excelente ferramenta para auxiliar crianças atípicas. Como destaque da proposta, as embalagens dessa linha possuem um selo especial, representado por um lacinho colorido formado por peças de quebra-cabeça. As cores escolhidas fazem referência às campanhas de conscientização sobre TEA (Transtorno do Especto Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), e TDA (Transtorno do Déficit de Atenção).