Novo design dos espaços de venda privilegia a experiência do consumidor amante de livros.
A mais nova unidade a receber esta nova ambientação é a Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis.
Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (créditos: Jonas Alves)
Uma das mais importantes referências do mercado editorial brasileiro, a Livraria da Vila investe em novos ambientes para as suas lojas físicas, estimulando a relação entre o público leitor e os livros. Criado pela III Interior Design by Triptyque Architecture, o novo design dos pontos de venda dá grande destaque às prateleiras e aos livros como objetos de desejo. Este novo conceito teve início com a Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi e com a Livraria da Vila do Jardim Pamplona. Agora, é a vez da Livraria da Vila Shopping Pátio Higienópolis, que reabre suas portas ao público inteiramente reformulada. “A motivação é simples: se reinventar. Os tempos mudam, as tecnologias avançam, a relação do varejo com os consumidores também muda”, observa Flavio Seibel, um dos diretores da rede.
O novo conceito
O foco central que arrebata a atenção de quem passa na frente das novas lojas são as fachadas-vitrines, cujas prateleiras repletas já avisam o que se encontrará lá dentro. Ao entrar nas lojas, atravessando uma espécie de portal, uma passagem para um mundo cheio de encantos e descobertas, o cliente se depara na linha da visão com um universo branco repleto de livros. Acima, o azul Klein reforça a amplitude dos ambientes, sugerindo um céu que acolhe e protege. Um grid com iluminação em led entre esses dois universos serve de base para a comunicação das diversas sessões das lojas, ao mesmo tempo em que determina a identidade visual do ambiente: lúdica, tecnológica, clean, reconfortante. Guiando a geografia da loja, este grid surge como um mapa e seus quadrantes em 352 metros lineares de led, conduzindo o leitor pelas diversas seções – as ruas da livraria. Esta identidade é ainda mais reforçada por uma grande luminária em forma de nuvem, que se impõe como forte intervenção na área central. “É um conceito mais moderno e mais prático para o cliente se localizar e encontrar o que está procurando, sem jamais deixar de ser um ambiente aconchegante, focando sempre na experiência de estar na livraria”, completa Flavio Seibel.
Higienópolis ganha uma nova Livraria da Vila
Com uma área total de 566m² e uma unidade da La Guapa, da chef Paola Carosella, a nova Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis oferece ao público cerca de 24 mil itens, dos quais 20 mil são livros, organizados de forma muito prática e acessível nas mais variadas seções, como Arquitetura & Decoração, Arte, Culinária, Fotografia, Guias de Viagem, Moda, Autoajuda, Ciências Sociais, Clássicos, Contemporâneos Brasileiros e Estrangeiros, Ficção Científica & Terror, Filosofia, História, Psicologia, Juvenis, Jurídicos, Negócios, Idiomas, Poesia, Policiais, Religião, Quadrinhos, Biografia, Design, Música, Teatro e dezenas de outras seções e subseções. A seção de Literatura, por exemplo, oferece ao leitor mais de 4 mil títulos, um acervo em constante atualização e repleto de novidades, com muitas obras de fundo de catálogo e grande diversidade de autores e editoras. Uma área dedicada a produtos de música, como CDs e DVDs, reúne algumas obras de referência e os principais lançamentos do momento. O espaço Infantil, com cerca de 120m², abriga confortavelmente cerca de 40 crianças para os sempre muito divertidos eventos infantis, como as disputadas sessões de contação de histórias, em meio a lúdicas casinhas de brincar de grande efeito decorativo e muitas funcionalidades. Demarcada por um piso vinílico especial, que oferece mais conforto e segurança, a ampla área dedicada às crianças oferece mais de 6 mil livros, com destaque para a literatura infantil, além de brinquedos educativos. A classificação dos livros, separados por faixa etária, facilita a localização e a indicação de cada produto: Ouvintes (de 1 a 3 anos), Iniciantes (de 4 a 6 anos), Independentes (de 7 a 9 anos) e Experientes (de 8 a 10 anos).
Programação de abertura
Uma série de eventos marcará as primeiras semanas de funcionamento da nova loja, como os lançamentos de livros com Walcyr Carrasco (Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos, 30 de maio), Gustavo Cerbasi (A riqueza da vida simples, 4 de junho) e a noite de autógrafos com Luiz Américo Camargo (Direto ao pão, 18 de junho).
Equipe dedicada e ofertas especiais
Reconhecida como especializada e muito acolhedora, a equipe é formada essencialmente por vendedores-leitores, amantes dos livros. Cada um deles conhece muitos clientes pelo nome e seus perfis como leitores. Um time de colaboradores que tem fortes vínculos com o bairro e a região, pois, em sua maioria, estão na loja desde sua inauguração, em 2011. “Gostamos da ideia de ser ‘A’ livraria do bairro. A Vila é um lugar onde os moradores de Higienópolis se sentem bem, sempre encontram o que buscam e saem satisfeitos com a experiência”, afirma Flavio Seibel. Nestas primeiras semanas de inauguração, uma seleção de títulos importados de Literatura e Artes poderá ser adquirida com 20% de desconto. Além disso, até o dia 31 de maio, o Vila Convida apresenta uma seleção de títulos da Editora Record com descontos especiais.
Paola Carosella e La Guapa
Inaugurada em abril de 2014 pela cozinheira Paola Carosella em parceria com o empresário Benny Goldenberg, a La Guapa é um café de empanadas artesanais latino-americanas que hoje conta com seis lojas em São Paulo, sendo a mais nova a loja do Shopping Pátio Higienópolis. Além de ser a primeira dentro de um shopping, esta unidade reforça a parceria da marca com a Livraria da Vila, compartilhando o espaço da livraria. As empanadas da La Guapa são todas feitas a mão por empanadeiras e empanadeiros, e a frase “Se hacen con las manos, se comen con las manos” decoram a parede do café e indicam a melhor forma de comer uma boa empanada. Hoje, além das empanadas, a La Guapa serve também produtos exclusivos como o café, feito com blend desenvolvido pela marca, a pimenta, o alfajor, o sorvete, a cerveja artesanal, entre outros, reforçando o conceito da marca de oferecer produtos especiais. “A loja do Shopping Pátio Higienópolis vem para firmar a solidez da parceria com a Livraria da Vila. Dividimos valores importantes como carinho e cuidado com o cliente e a entrega de uma experiência que seja excelente para todos. É um prazer estar junto da Livraria da Vila em mais esse projeto!”, afirma Benny Goldenberg.
Sobre a III Interior Design by Triptyque Architecture
Um espaço autônomo de pesquisa intensa e experimentação autorizada, a III INTERIOR DESIGN by Triptyque Architecture exercita a excelência da boa arquitetura na escala dos interiores. O estudo do comportamento humano e seus hábitos de produção, relacionamento, criação e atuação em constante mudança é insumo substancial na hora de extrair dessa atenção antropológica o embasamento primário para a criação de cada uma das tão particulares e expressivas paisagens internas que o escritório realiza. Na contramão do alto consumo de informações, produtos e recursos naturais, o propósito da III INTERIOR DESIGN by Triptyque Architecture é captar da essencialidade dos costumes e símbolos contemporâneos, aquilo que lhes é mais elementar, e devolvê-los na forma de bem-estar inteligente aos usuários.
Fonte: a4&holofote – Fernando Sant’ Ana – (11) 3897-4122.