“Segredo de Brinquedo – a magia da infância”, livro da Estrela Cultural, tem lançamento marcado para dia 31, na Ri Happy do Iguatemi, e traz brinquedos ícones do fabricante em missão de resgatar o brincar em um mundo de automação.

Nada mais oportuno do que na Semana Mundial do Brincar a Estrela Cultural traga para crianças e, em especial, os adultos, o livro “Segredo de Brinquedo – a magia da infância”, que tem como objetivo a revitalização do brinquedo e a valorização do brincar.
Brinquedos ícones da Estrela, como Falcon, Susi, Massa de Modelar, Pula-Pirata, Bebezinho, Pinote e Fofoletes, entre outros, vestem o manto de super-heróis para, unidos a crianças e adultos, salvá-los de um mundo robotizado, sem imaginação e onde tudo é oferecido sem o pensar.
Vovô Bagunça e seus netos Juju e Teteu, ao lado dos brinquedos, têm a missão de barrar as ações do Mr. Bade e sua invenção para conquistar o mundo, os robôs Tantã. O cientista quer roubar os sonhos das crianças com o auxílio do exército de robôs, dados pelos pais que se encantam por suas habilidades.
À noite, com o fechamento de um shopping que abriga uma exposição de brinquedos, os heróis da Estrela, ao lado do Vovô Bagunça e seus dois netos, vão se reencontrar para então caminhar em direção à fábrica do Mr. Bad e pôr fim à produção dos robôs e resgatar os sonhos das crianças. Os robôs simbolizam o comodismo, o aparelho que tudo diz e realiza para as crianças, roubando seus sonhos e brincadeiras.
Mais que uma divertida e educativa aventura, “Segredo de Brinquedo – a magia da infância” é um alerta para a importância do brincar e o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, cada vez mais apegadas às facilidades conquistadas com o mundo digital. E uma homenagem aos quase 90 anos de história da Estrela e seus brinquedos que vêm encantando gerações.
A história foi inspirada nos netos de Beto Junqueira, diretor da Estrela Cultural e autor do livro, que contou com a ajuda do presidente da Estrela, Carlos Tilkian, e do diretor de Marketing, Aires Fernandes, e de pesquisa sobre os quase 90 anos do tradicional fabricante. Ele é o Vovô Bagunça, avô de Juju e Teteu, que terminam a história brincando com um jogo de tabuleiro e ao som de música de um celular.
“Não estamos em luta contra o digital, queremos é chamar a atenção da importância do brincar e mostrar a possibilidade da interação familiar que o brinquedo possibilita, com ou sem alguma automação”, diz Junqueira.
Lançamento
“Segredo de Brinquedo – a magia da infância”
Editora Estrela Cultural
80 páginas, R$ 59,90
Ri Happy Shopping Iguatemi
Dia 31 de maio, 14h Lançamento