Da amostra de 500 entrevistados, 76% pretendem comemorar o Dia das Crianças. No ano passado, o grupo representava 57%. Já entre os que compraram presentes, o número saltou de 70%, em 2021, para 81% que planejam presentear neste ano. Como forma de celebração, 32% querem ir a um parque de diversões com a família ou as crianças; 23% vão fazer uma refeição especial em casa; e 21% levar a criança a uma loja de brinquedos.
Percebe-se que no passado as comemorações ainda estavam mais contidas por causa da pandemia, com muitas pessoas dizendo que iam assistir conteúdos na TV e no streaming. Neste ano, as comemorações serão mais fora de casa.
Comportamento no Dia das Crianças
Em média, cada pessoa pretende presentear duas crianças na data. Eles são filhos (39%), sobrinhos (33%), afilhados (16%) e netos (8%). Mas os adultos também ganham presentes. 5% dos entrevistados pretendem se auto presentear no dia 12.
Dos +18 anos, 69% pretendem ganhar presente dos pais e 32% pretendem se auto presentear.
Para decidir o presente, 47% priorizam o que a criança está precisando, 37% o que elas querem ganhar e 35% buscam uma surpresa ou novidade. O ponto alto das compras será perto da data oficial. 46% dos entrevistados afirmaram comprar o presente na última semana ou no próprio dia. Ainda assim, 90% pretendem pesquisar preços ou informações sobre o produto antes de adquiri-lo.
Tipos de presente por faixa etária
De 10 a 13 anos: Celular / smartphone, computador / notebook, vídeo game, jogos para vídeo game ou computador, artigos de perfumaria, roupas, calçados, livros, gibis ou revistas
De 14 a 17 anos: Jogos de tabuleiro, videogame, jogos para videogame ou computador, bicicleta, skate, patinete, tablet,
livros, gibis ou revistas
Em média, segundo o estudo, o consumidor pretende gastar R$ 165 com o presente de Dia das Crianças. Em uma comparação com o ano passado, isso significa que 53% vão manter o patamar de dinheiro investido no presente, 28% vão aumentar e 19% diminuir. Para quem vai diminuir, duas razões aparecem empatadas: a necessidade de economizar e um aumento nos gastos fixos deixando menos dinheiro disponível. Ambas foram citadas por 35% do público.
As principais lojas citadas para compra de presentes de Dia das Crianças foram: Lojas Americanas (49%), Shopee (38%), Mercado Livre (29%) e a Ri Happy (25%).