Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil possui vasta experiência no mercado de licenciamento brasileiro
Novo membro do conselho da ABRAL-Licensing International, Fernanda Abreu pretende fomentar o licenciamento no país – Crédito: Divulgação
Fernanda Abreu, atual Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil, passa a fazer parte do conselho da ABRAL-Licensing International (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens). Desde 1998, a ABRAL-Licensing International reúne licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, e outros profissionais envolvidos com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada para incentivar a evolução do licenciamento brasileiro e buscar as melhores oportunidades para o mercado.
Com 16 anos de experiência em licenciamento de projetos, Fernanda já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais de diversos segmentos. Em seu dia a dia, atua junto às marcas para garantir o sucesso do licenciamento e o aumento de sua receita. Além disso, analisa projetos, desenvolvimento de produtos, lançamentos e performance. Como membro do conselho da ABRAL-Licensing International passa a contribuir ativamente com a divulgação, defesa e promoção do licenciamento no Brasil, além de aumentar a participação de mulheres no conselho.
“É um privilégio fazer parte de uma associação tão dedicada ao mercado de licenciamento brasileiro, que trabalha diariamente para a difusão desse trabalho. Como parte do conselho, pretendo divulgar o licenciamento para que todo o país conheça ainda mais sobre as possibilidades de criação de negócios no setor”, diz Fernanda.
Fernanda Abreu irá contribuir ativamente com a divulgação, defesa e promoção do licenciamento no Brasil – Crédito: Divulgação
“É fundamental para a ABRAL contar com profissionais experientes e proativos no conselho. A Fernanda Abreu tem um olhar especial para o mercado de licenciamento e suas iniciativas, junto aos demais membros, serão relevantes para o desenvolvimento do mercado brasileiro de marcas e personagens”, afirma Marici Ferreira, diretora da ABRAL – Licensing International.
Segundo o mais recente estudo Global da Indústria de Licenciamento, da Licensing International, as vendas globais de produtos e serviços licenciados cresceram 8,02% de 2022 para 2021, totalizando US$ 340,8 bilhões. O setor de entretenimento e personagens foi o grande destaque do mercado de licenciamento, correspondendo a 40,5% do faturamento total e seguido pelos setores música (26,1%), desporto (19,5%), vestuário (14%), brinquedos (12%) e acessórios de moda (10%).
Desde 2017, a ABRAL é parceira da Licensing International (Licensing Industry Merchandisers Association), organização americana com sede em mais de 15 países. A Licensing International trabalha para o desenvolvimento do mercado de licenciamento, por meio da qualificação dos profissionais da área e da conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade empresarial em geral. Juntas, as associações trazem melhores condições para o licenciamento de produtos no Brasil.