A FIFA e a Electronic Arts estão encerrando sua parceria após quase três décadas de um dos negócios mais bem-sucedidos e notáveis do esporte.
Depois de muitos meses de negociações, a FIFA e a EA não conseguiram chegar a uma decisão para continuar a parceria que há muito liga o mundo do futebol aos games. O acordo atual terminará após a Copa do Mundo Feminina do próximo verão, no entanto, inicialmente deveria terminar após a Copa do Mundo do Catar deste ano. A partir de 2023, os jogadores da FIFA verão uma nova marca para a série, EA Sports FC.
A nova afiliação promete não mudar os principais aspectos do jogo, então muitas das estrelas e clubes do futebol mais famosos do mundo ainda poderão ser jogados devido a um acordo de licenciamento separado. No entanto, eventos específicos controlados pela FIFA, incluindo a Copa do Mundo, não estarão disponíveis. Em uma postagem no blog da EA, a empresa confirmou que todos os mesmos modos de jogo, torneios, clubes, ligas de futebol e atletas permanecerão no EA Sports FC, bem como parcerias com Premier League, LaLiga, Serie A, MLS e Bundesliga. A EA procurará expandir sua oferta apesar de perder a FIFA como parceira.
Espera-se que o FIFA 23 seja o jogo final da parceria original. A EA compartilha que planeja revelar mais informações sobre o EA SPORTS FC em junho de 2023, afirmando: “existimos para criar o futuro do fandom de futebol – seja virtual ou real, digital ou físico, é tudo futebol”.