Estratégia prevê a adoção de dark stores a fim de garantir agilidade e sortimento assertivo; aplicativo de delivery rápido reforça a oferta da rede varejista que passa a oferecer mais um canal de compra em diversas cidades
O Grupo Carrefour e a Rappi, aplicativo de delivery rápido, firmam parceria para a venda e entrega de itens alimentares. Ao todo, são duas modalidades oferecidas pelo serviço: ‘express’, com entrega em até 35 minutos, e ‘supermercados’, para entrega em até uma hora. Inicialmente, o serviço será atendido por meio do modelo tradicional de picking em hipermercados e supermercados Carrefour. Porém, nos próximos meses, as empresas pilotam um novo modelo operacional a partir de dark stores da rede varejista, onde o próprio Carrefour fará o picking e a Rappi cuidará da entrega. O novo modelo traz eficiência à operação, já que o estoque, separado da área de vendas das lojas, será dedicado somente para suprir o serviço de delivery, eliminando as etapas tradicionais e garantindo ainda mais rapidez e sortimento assertivo.
Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil, e Sebastian Mejía, sócio-fundador da Rappi
Atualmente, o delivery do Carrefour pela Rappi já está disponível em São Paulo (SP), Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP), Santo André (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A expectativa é chegar a mais 12 cidades nas próximas semanas e, futuramente, em todas os municípios em que o Carrefour opera e que haja cobertura da startup – presente em 15 municípios brasileiros. Oferecendo a entrega de produtos com os mesmos preços das lojas físicas, a Rappi leva às lojas do Carrefour seus personal shoppers, profissionais preparados para escolher os melhores itens para os usuários. O cliente consegue ainda conversar em tempo real com este assistente e, inclusive, pedir foto das mercadorias para avaliá-las melhor, conseguindo fazer substituições se necessário.
Após algumas semanas de testes em janeiro deste ano, quando foi registrada demanda acima do esperado, o Carrefour disponibiliza o serviço em 12 cidades brasileiras, número que deve crescer rapidamente nos próximos meses. Com mais de 13 milhões de downloads na América Latina, a Rappi se tornou o principal aplicativo de serviços da região. Em 2018, a startup aumentou em sete vezes o número de produtos entregues e registrou crescimento mensal de 20% nos setes países em que atua. No Brasil, esse número foi ainda maior, ultrapassando os 30%.
“Trazemos um grande diferencial para a operação desta categoria pela Rappi, ao mesmo tempo em que aumentamos a satisfação e qualidade da experiência de compra do nosso cliente”, destaca Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil. “Oferecemos mais um canal de compra, que complementa nossos formatos de loja e e-commerce, com uma opção ainda mais cômoda para pessoas que optam por não utilizar carro ou querem aproveitar a rapidez e frente de baixo custo”, completa.
O acordo, que está alinhado à estratégia multiformato e omnicanal do Grupo Carrefour Brasil, por meio da qual oferece diversas soluções para atender aos diferentes momentos e necessidades de compra do consumidor, vai ao encontro do objetivo da Rappi de democratizar seu serviço e proporcionar diferentes opções aos seus usuários.
“Nossa missão é ser a maior loja virtual da região e, para isso, escutamos cuidadosamente as demandas dos nossos clientes. Esta parceria nos ajuda a expandir nossa oferta para estarmos ainda mais presentes na rotina de nossos usuários, facilitando suas vidas”, afirma Sebastian Mejía, sócio-fundador da Rappi.
Fontes: Máquina & Cohn Wolfe [Grupo Carrefour Brasil] – Anna Alves – (11) 3147 7434 (7276).
RPMA Comunicação [Rappi] – Mariana Alvarez – (11) 2244-5974.