Com planos para promover ainda mais eficiência operacional, organização projeta abrir novo centro de distribuição no Nordeste; foco também está em ampliar categoria de brinquedos e coleções licenciadas e potencializar ações ESG em longo prazo
Escola, trabalho, tecnologia e inovação. O Grupo Leonora – organização empresarial consagrada como a maior importadora e distribuidora de material escolar do Brasil, atua nas principais frentes da vida cotidiana. Há quase 40 anos no mercado, segue em ritmo de crescimento contínuo. Para 2024, a empresa anuncia a expectativa de alta de 25% na receita e os planos se voltam a impulsionar ainda mais as operações em todo o país, investir em lançamentos de produtos, collabs e coleções licenciadas e fortalecer presença em grandes feiras do setor. A abertura de um novo centro de distribuição em Recife (PE) também é uma das metas de expansão.
Além disso, práticas ESG que já fazem parte da sua jornada contarão com novas ações focadas em longo prazo. Por meio da Matriz de Materialidade desenvolvida no ano de 2022, o Grupo Leonora criou um comitê para coordenação e execução do plano de metas até 2027. Para o próximo ano, a agenda contempla a chegada de novos produtos reciclados e recicláveis ao mercado, a fim de incentivar melhores escolhas de consumo, contribuir com menos resíduo e desperdício de materiais e favorecer a logística reversa. Nesse contexto, ainda tem como objetivo apoiar mais iniciativas sociais.
Além da volta às aulas: entrada no mercado de brinquedos educativos
A categoria escolar representa aproximadamente 50% dos negócios do grupo. O abastecimento para o período de volta às aulas 2024 iniciou em julho de 2023, após lançamento do novo catálogo. Nos meses de janeiro e fevereiro, o consumidor é o público-alvo do grupo para que consiga escolher esses produtos entre a lista escolar. Investimentos em mídia digital e off-line estão programadas, em conjunto a iniciativas de trade marketing com promotores de vendas nas principais capitais do país.
Agora, com a parceria da Play Pesquisa e Desenvolvimento, que apoia o estudo de mercado, novos negócios e o comportamento do consumidor, a empresa confirma uma nova categoria de produtos, a de brinquedos educativos. São mais de 40 produtos que serão lançados logo no início do ano, em março, durante participação da Abrin, maior feira de brinquedos da América Latina.
Recorde de faturamento mensal em 2023
A entrada no mercado de licenciamento, com franquias de grandes players como Disney, Warner e Sanrio, foi um grande feito este ano. O Grupo Leonora incrementou o portfólio com o lançamento de 200 produtos e ainda alcançou 4 mil novos clientes. Em setembro, conquistou também duas marcas históricas – crescimento de 43% no faturamento em relação ao mesmo mês de 2022 e o ápice de novos clientes dentro de um exercício comercial.
“Ainda em 2023, no aspecto de novos negócios, realizamos nossa primeira participação na Eletrolar Show, feira mais relevante da América Latina voltada ao setor de eletrônicos, celulares, internet das coisas, gamer e mobilidade e TI, com posicionamento da marca Letron e seu mix de mais de 150 produtos”, destaca Edson Teixeira, Diretor Executivo do Grupo Leonora.
Ao todo, a companhia esteve presente em 13 feiras regionais e nacionais. Ainda participou de eventos fora do país com foco em pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos e estratégia de negócios, como Ambiente Fair, na Alemanha; Paperworld Middle East, em Dubai; Canton Fair, na China; Licensing Expo, em Las Vegas; e NRF – National Retail Fair, em Nova Iorque.
Trajetória
Fundado em 1984, o grupo abrange duas frentes de negócios: Gerenciamento das marcas de consumo Leo&Leo, LeoArte, Jocar Office e Letron e desenvolvimento de negócios e startups com a Leonora Ventures. Com matriz em Santa Catarina, a operação se estende por todo o Brasil. A organização conta com unidades em Manaus e Rondônia.
“Com um quadro de mais 200 colaboradores e o selo de Great Place To Work®, conquistado e atualizado desde2021, o Grupo Leonora é resultado de um time unido e focado em seu propósito de proporcionar momentos felizes em qualquer etapa da vida das pessoas. O desenvolvimento de produto próprio, a logística, o preço justo e a capacidade de atender às demandas dos principais clientes, cujo volume de compra é considerável, são também diferenciais que conquistam o mercado, sobretudo no ramo de papelaria”, pontua Teixeira.