A metáfora do copo meio cheio x meio vazio é conhecida e, durante as crises, é sempre citada. O fato é que em todas as fases difíceis surgem profissionais e empresas atentas às oportunidades ocultas e, claro, financeiramente preparadas para enfrentar melhor as dificuldades.
Desta vez, não é diferente. Enquanto a maioria dos empresários, seja de pequeno, médio ou grande porte, está se debatendo para tentar amenizar os impactos da pandemia, há um grupo de fabricantes e varejistas na contramão da crise.
De acordo com a matéria publicada pelo site Consumidor Moderno, mesmo em meio ao atual cenário a Cargill segue com seu projeto de inovação e lança uma nova embalagem para a tradicional lata do extrato de tomate Elefante.
Seguindo o comportamento do consumidor moderno, a empresa criou um pote reutilizável, bem mais sustentável. Para execução desse processo, a multinacional investiu R$ 80 milhões, sendo esta apenas uma das iniciativas previstas para o ano.
Em meio ao isolamento, muitas startups também se consagraram ao oferecer soluções para as necessidades mais salientes desde então, tais como os serviços de entregas – mercados, refeições, farmácias etc. – e as plataformas para reuniões virtuais, entre outras atividades inovadoras.
Outro exemplo bem-sucedido é o da varejista Riachuelo. Conforme matéria publicada no Meio & Mensagem, neste momento crítico a rede consegue colher o investimento de R$ 168 milhões feito no e-commerce (2017) e no app da empresa. Durante a quarentena, a loja dobrou o seu faturamento on-line, com um aumento de 124% nas vendas, em relação ao mesmo período em 2019.
Com o fenomenal aumento nas vendas de aparelhos para a prática de exercícios físicos em casa, e-commerces como a Netshoes e a Centauro também obtiveram bons resultados. Nas primeiras semanas do isolamento, a Netshoes registrou aumento de 2.700% em itens como elásticos e faixas; 2.100% para cordas; e 2.000% para halteres, colchonetes e tapetes. Além disso, esteiras, bicicletas ergométricas, equipamento para yoga, pilates e CrossFit também dispararam.
A Centauro, por sua vez, adotou uma política mais agressiva de descontos e registrou altas expressivas em alguns produtos.
Estes são apenas alguns exemplos inspiradores para quem achou que o mundo fosse acabar em 2020. Sempre existe um caminho. Tenha calma, mantenha-se bem informado, faça um bom planejamento e perceba o copo cheio.