Os resultados são do The NPD Group que monitora vendas de brinquedos em 14 países
Monitoramento mensal do instituto de pesquisa The NPD Group (www.npd.com) aponta que os carrinhos colecionáveis Hot Wheels foram o brinquedo que mais faturou no Brasil em 2019. No pódio, estão ainda o boneco Luccas Neto e as bonecas colecionáveis L.O.L. Surprise! em segundo e terceiro lugares, respectivamente. De acordo com o monitoramento, os carrinhos Hot Wheels em embalagens individuais movimentaram mais de R$ 80 milhões no país em 2019.
O estreante na lista é o Boneco Luccas Neto que mede 30 cm e foi lançado em fevereiro de 2019, havia sido o campeão de vendas nos últimos meses, e em setembro e outubro se destacou como uma das estrelas do Dia das Crianças 2019. A grande procura pelo brinquedo é fortemente influenciada pelo seu sucesso com as crianças que o assistem em seu canal no Youtube, onde ele conta histórias e cria brincadeiras fantasiado de príncipe ou qualquer outro dos seus 39 personagens. O canal é um dos com maior audiência no país.
Com preço médio de R$ 106 e apenas nove centímetros de tamanho, a boneca L.O.L Surprise! foi o terceiro brinquedo que mais faturou do ano passado. Um dos atrativos responsáveis pelo sucesso é o elemento surpresa, já que o brinquedo é embalado dentro de uma bola e a criança não sabe qual boneca comprou até que abra as sete camadas da embalagem, que ainda conta com adesivos e acessórios. A vasta opção de bonecas diferentes ainda incentiva a criança a colecioná-las.
De acordo com José Guedes, presidente do The NPD Group no Brasil, o mercado brasileiro de brinquedos é ainda tradicional e o monitoramento comprova que “As crianças brasileiras ainda preferem carrinhos, bonecas e bonecos, em contraste com outros países, onde nos top itens aparecem brinquedos tecnológicos, jogos, lançadores, por exemplo”, comenta.
Já o modelo da boneca Barbie mais vendida em 2019 aparece na quinta posição com faturamento de R$ 18 milhões. A boneca que comemorou 60 anos em 2019 tem se reinventado em especial nos últimos anos quando lançou dezenas de tipos de corpo, tons de pele, profissões, personalidades, além de modelos inclusivos, como a Barbie Cadeirante que faz parte da linha Fashionistas.
Mercado Brasileiro – A NPD monitora vendas de brinquedos em 14 países e o Brasil está entre os três países que mais cresceram nos últimos três anos recompondo as perdas do período de recessão. Em 2018, o mercado nacional faturou R$ 4.1 bilhões e vendeu 81 milhões de unidades. Em 2019, o crescimento foi de aproximadamente 2% e o país comercializou as mesmas 81 milhões de unidades.
Fonte: Core Group – Luane Shimamuku – (11) 2832-5501.