Ilustrador da Marvel e DC Comics lança HQ autoral em São Paulo

Thony Silas apresenta A Noiva, na Livraria Cultura (SP) no dia 26 de maio, às 19h

O talento de Thony Silas, ilustrador pernambucano da Marvel e DC Comics, será apresentado de um jeito diferente do que o grande público está acostumado. Conhecido pelo traço marcante dos super-heróis como Batman, Mulher Maravilha, Super-Homem e Homem-Aranha, Silas decidiu investir em um projeto autoral apresentando ao mundo fatos históricos de sua terra natal adaptados a uma linguagem pop e ao fantástico universo dos quadrinhos. O lançamento nacional da HQ A Noiva será em São Paulo, no dia 26 de maio, às 19h, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional.

A HQ é a primeira publicação da UEON Productions, uma produtora de conteúdo multimídia, fundada no Recife, que promove conexão entre várias plataformas de comunicação e a linguagem contemporânea dos quadrinhos. A produtora é fruto de uma parceria entre Thony Silas, Eron Villar e a empresária Verônica Dantas. A publicação tem a parceria da Villa Lux.

A Noiva homenageia o Bicentenário da Revolução Pernambucana e retrata um dos mais significativos períodos de luta e resistência do povo brasileiro na forma de quadrinhos. Livremente inspirado no romance A Noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira, a publicação reconta de forma poética, em letras, traços e cores, o que seria o primeiro capítulo de uma série de episódios marcantes do ciclo das revoluções em Pernambuco.

A HQ foi produzida pelo ilustrador Thony Silas (desenhista da Marvel e DC Comics) com roteiro do dramaturgo, roteirista e diretor Eron Villar, ambos pernambucanos. O autor Paulo Oliveira é parceiro e consultor literário e de contexto histórico, tendo acompanhado o roteiro e as ilustrações.

A Revolução de 1817 é considerada o único movimento separatista do período colonial que ultrapassou a fase conspiratória. O enredo aborda o casamento de Maria Teodora, uma filha de português, que virou símbolo da revolução ao chegar em seu próprio casamento rompendo totalmente com os padrões sociais, com os cabelos curtos e sem joias.

“Muita gente questionou como um artista da Marvel parou para produzir um quadrinho autoral sobre 1817? Já tinha outros projetos autorais, mas fui tomado pela importância da história. Temos dificuldade de criar algo a partir do nosso olhar, do nosso cenário. Nesse contexto tem uma historia de amor e luta pela liberdade. Não é apenas uma historinha”, analisa Silas.

Ainda de acordo com ele, esse projeto tem todas as condições de ter uma repercussão mundial muito maior do que tudo que já fez antes. “Originalidade, iniciativa própria e autonomia são coisas que o mercado requer. Pensar-se como marca é a pegada do momento. Nossa ideia é que A Noiva e os conteúdos produzidos a partir daí, sejam multimídias, ou seja, o quadrinho é o ponto de partida para outras mídias como cinema, TV e games”, assegura.

SINOPSE: Livremente inspirado no Romance “A Noiva da Revolução”, de Paulo Santos de Oliveira, A Noiva vem retratar através da linguagem dinâmica e contemporânea dos quadrinhos, um dos mais significativos períodos de luta e resistência do povo brasileiro. Silas e Villar recontam de forma poética em letras, traços e cores, o que consideram o primeiro capítulo de uma série de episódios marcantes do ciclo das Revoluções em Pernambuco. Deflagra-se assim, a série INSURREIÇÕES que irá acompanhar passo a passo o resgate das histórias de honra e glória desses heróis tantas vezes esquecidos ou negligenciados pelos que herdaram as benesses de seus feitos. Um viva às Insurreições!

Formato aberto: 420 x 270 mm
Formato Fechado: 210 x 270 mm
36 Páginas
Capa papel triplex 250 gramas, miolo papel couché brilho 115 gramas
Grampeado

Biografia: Thony Silas: Um dos mais promissores ilustradores da nova geração, Thony Silas inicioua carreira como auxiliar de ilustrador em 2002, no Recife. Quatro anos depois, teve suas primeiras oportunidades ilustrando para pequenas editoras internacionais. Em 2012, teve o primeiro trabalho publicado pela Marvel Comics com o “AmazingSpider-Man:Endsofthe Earth”. Daí por diante sua trajetória profissional só cresceu: ilustrou seis edições na revista “Venom”, três edições da minissérie de Daredevil: DarkNights, simultaneamente ao primeiro trabalho pela DC Comics com Batman Beyond 2.0 concluído em outubro de 2014. E em julho de 2015, a convite do diretor Bruce Timm, pai da animação do universo DC Comics e Warner Bros, ilustrou a animação Justice League: GodsandMonsters, e continua ilustrando publicações importantes do universo dos quadrinhos como Capitain Marvel e Mosaic. Em paralelo, começou a desenvolver personagens e universos de própria autoria, que culminaram no desejo de institucionalizá-los através da criação de uma produtora de conteúdo multimídia: UeonProductions.

Eron Villar: Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, logo se tornou dramaturgo e escritor. Já viu vários dos seus textos transformados em espetáculos teatrais como Babilônia e Luzia no Caminho das Águas; e obras literárias como Lua, Olhos Negros e Serpentes, lançado em Portugal e Desencontos. Sua relação com as HQs vem desde a infância, escrevendo para que amigos como Thony Silas que enveredaram pela carreira, pudessem ilustrar.

Fonte: Rachel Motta.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui